Brasão

O Brasão possui as insígnias arquidiocesanas e um escudo. Dentre as insígnias observa-se a Mitra dourada, forrada de vermelho e ornada por duas cruzetas de prata. Por trás do escudo encontram-se uma Cruz Patriarcal na diagonal e um Báculo na transversal, ambos de ouro. Completa as insígnias um Pálio Metropolitano aramado sobre a parte superior do escudo, com suas cruzetas marrons.

O escudo, por sua vez, possui uma cruz de ouro no centro, um coração flamejante cortado por lança, do qual escorrem duas gotas de sangue. Existem ainda, três estrelas, cada uma com seis pontas, sendo as duas menores localizadas sobre a cruz e a maior abaixo da cruz. O campo azul do escudo  é Celestial, representa o plano espiritual e transcendental do projeto do Criador e é também Mariano, por Nossa Senhora representar a Porta do Céu.

Já o campo verde quer retratar as matas e plantações existentes na Arquidiocese. Maria, Mãe de Deus e da Igreja, está aqui retratada pela estrela maior, Stella Matutina,que concebeu sem pecado, Jesus. Assim, Ela projeta, para cima e para o mundo, o Cristo na cruz do Calvário, em cujo centro destaca-se o Coração de Jesus, flamejante de amor pela humanidade, Padroeiro da Arquidiocese.

As três estrelas de ouro, juntas, aludem aos três Santuários de Nossa Senhora existentes nesta sede e, além do significado Marial, pluraliza diversas Igrejas desta Metrópole dedicadas a Maria Santíssima com outros títulos.