Viver a Semana Santa ou participar dela, para todo cristão, é algo realmente importante, diria até fundamental. Celebrar a Semana Santa, a Páscoa é celebrar o ápice de nossa fé.
Entretanto, como vivenciar esse momento em meio à pandemia?
O ano de 2020 surpreendeu a todos, com mudanças repentinas, inseguranças e medos súbitos, adequações muito bruscas... De lá pra cá, as igrejas têm buscado adequar-se, inovar, reinventar-se. Muita coisa mudou! Muita coisa mesmo!!!
Sou participante ativa da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Geraldo Majela e vivenciei muito de perto a corrida, as lutas e os desafios no processo, no “novo” processo de evangelização. Uma constante busca no processo de melhoria, de alcance, de aprendizado, de ressignificação, de readaptação. A Pascom nunca trabalhou tanto!
As novas formas, o novo “normal”, o novo “possível” trouxeram realidades diferentes, apresentaram um jeito inovador de evangelizar. Fomos obrigados a “sair da caixinha”. E se acaso no jeito de evangelizar tivemos que mudar, que inovar, automaticamente o jeito de ser evangelizado também teve que ser adaptado. A forma on-line hoje é uma realidade. Entendo que a forma presencial não foi e nunca será substituída, mas é o possível no momento em que vivemos. É tempo de adequação constante. É tempo de compreensão. É tempo de aprendizado.

Eu e minha família, por participarmos da comunicação e música, teremos o privilégio de vivenciar, de modo presencial, mesmo que de forma simplificada, a Semana Santa. Com muito cuidado e muita precaução estamos nos preparando junto a nossa Paróquia para que realmente seja uma semana “santa”. O tempo é para a oração! Precisamos rezar! Precisamos tomar consciência da realidade do mundo e ser solidários, perseverantes! Não dá para tapar os olhos e fingir que nada está acontecendo. Ser cristão é ser consciente! Ser cristão é ser sensível à dor de nosso próximo! Tomar os cuidados necessários é evangelizar! É tempo de ser Igreja! É tempo de ser comunidade!
Que a Semana Santa do ano 2021 seja uma semana de profunda oração, reflexão e amor ao próximo. Aqueles poucos que puderem estar de forma presencial, o façam com consciência e prudência! Aqueles que acompanharão de suas casas, o façam com muita fé e devoção! Que Jesus possa ressuscitar em cada coração!
Rejane Canedo