12º Seminário com os Bispos referenciais das CEB´s e do Laicato acontece em Brasília-DF

Um grupo, composto por 44 representantes de diversas expressões laicais da Igreja no Brasil, regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e 13 bispos, participa de 24 a 26 de setembro do 12º Seminário com os Bispos referenciais das Comunidades Eclesiais de Base (Ceb´s) e do Laicato no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília-DF.

O objetivo do encontro, segundo o bispo de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira de Melo, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, é planejar a caminhada e ações da Comissão Episcopal para o Laicato e de suas expressões laicais para o próximo quadriênio.


Dom Giovane Melo, presidente da Comissão para o Laicato da CNBB. Fotos: Assessoria de Comunicação da CNBB/Daniel Flores


Dom Giovanni reforçou que o planejamento será feito tendo como referências as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), a avaliação do Ano Nacional do Laicato, os encaminhamentos do 14º Intereclesial de Ceb´s, do Sínodo para a Pan-Amazônia e do Documento nº 105 da CNBB.

O nosso horizonte é esta realidade da vocação e missão dos cristãos leigos e leigas, as diferentes formas e os jeitos que cada um busca viver e testemunhar o seu batismo, tendo sempre como referência a comunhão e a articulação com os organismos e a comissão da CNBB”, disse.

A presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira, reforça o caráter integrador do seminário. “Este é o grande desafio: entender as expressões, os carismas, a caminhada de cada um pensando num trabalho e missão conjunta a partir dos diferentes ministérios e vocações”, apontou.


Neste caminho da integração das diferentes expressões laicais, o bispo de Uruguaiana (RS), dom José Mário Scalon Angonese, vai acompanhar movimentos, serviços eclesiais e associações laicais nascidas de carismas de ordens e congregações religiosas. “Nosso objetivo maior é unir estas diferentes expressões numa eclesialidade e diocesanidade. Se caminharmos desligados, todos nós perdemos forças”, disse.


Bispos referenciais de Ceb´s e do Laicato.


Marise Braga, de Cotia (SP), representante do movimento dos Folcolares, comunga do reforço à unidade. “Precisamos criar esta mentalidade para trabalharmos mais juntos pela Igreja. A colegialidade que o papa tem falado tanto é muito importante”, disse.

O representante da Comunidade Face de Cristo, de Fortaleza (CE), Aluízio Nobrega, aponta que já houve avanços na integração da caminhada das novas comunidades. “Esse é o sétimo encontro do qual participo. No início tudo era mais difícil porque era novo. Acolher as várias expressões de maneira de evangelizar é uma maneira que temos de chegar a todos. Uns vão se identificar mais com as Cebs, outros mais com o intimismo e outros com a maneira de louvar a Deus. É um desafio em primeiro lugar nós nos aceitarmos nas diferentes formas de sermos na unidade pelo Reino de Deus”, disse.

Fonte: CNBB

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba