200 anos + Da Igreja Matriz à Catedral de Uberaba

Atualizado: Fev 16


No último dia 22 de dezembro, a Catedral Metropolitana de Uberaba lançou seu livro comemorativo do Jubileu dos 200 anos, comemorado em março de 2020. O livro é resultado de um extenso projeto de pesquisa iniciado em 2016 e contou com o envolvimento de profissionais de diversas áreas. Com o intuito de abranger a história política, social, econômica, cultural e sobretudo religiosa, os capítulos iniciais desta obra contam um pouco a história da cidade de Uberaba e, posteriormente, detêm-se na história da Catedral, desde as primeiras construções até a atualidade, além de narrar o caminho de nossa Arquidiocese, a partir dos bispados e arcebispados. Com uma aprofundada análise histórico-social, o livro traz aos leitores uma contemplação arquitetônica, iconográfica e artística por meio de valiosas fotografias feitas na Catedral e de personalidades de nossa Igreja Particular.






O lançamento contou com a presença dos vários membros da equipe e sobretudo dos cinco autores: Amanda Oliveira, Cida Manzan, Daniela Viana, Lucimira Reis e Matheus Medeiros, além do pároco e idealizador do projeto, Monsenhor Valmir. Estiveram presentes o prefeito municipal sr. Paulo Piau, o arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto e outras autoridades civis.



A noite de lançamento contou com uma apresentação musical de grandes músicos uberabenses: Henrique Botelho, Marília Bartolomeu e Daniel Lopes organizada pelo cerimonial da Prefeitura Municipal e por Tati Botelho. Foi um momento regado de emoção e de gratidão, principalmente da parte da equipe, que esteve envolvida há mais de quatro anos na execução desta obra. Essa equipe foi composta por várias pessoas além dos autores, dentre elas profissionais da Fundação Cultural de Uberaba, Arquivo Público, Arquidiocese de Uberaba e as queridas revisoras de nosso Jornal Metropolitano, Amabile Pierroti e Luiza Nogueira.





O livro não será comercializado e foi distribuído em vários locais públicos da cidade, como escolas e bibliotecas. Neste ano de 2021, faremos uma versão on-line para que mais pessoas possam ter acesso a esse conteúdo que resgata a história, a memória e a identidade de nossa Arquidiocese. Estamos felizes por termos tido a oportunidade de fazer parte desse momento que marcará para sempre nossas vidas e a vida da Igreja Particular de Uberaba. O livro é apenas um prelúdio de um grande projeto!


Amanda Oliveira

13 visualizações
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social