4ª Semana Brasileira de Catequese em São Paulo é representada pela coordenação de Catequese da Arqui

Entre os dias 14 e 18 de novembro é realizada a 4ª Semana Brasileira de Catequese à serviço da Iniciação à Vida Cristã, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), com o objetivo de dar um novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado.

A semana é organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética e reúne bispos, padres assessores e coordenadores diocesanos, representando os 18 regionais de nosso país.

Registra-se a marcante oportunidade de reafirmar nosso empenho no serviço à Iniciação à Vida Cristã, como um itinerário para formar discípulos missionários de Jesus Cristo em uma comunidade querigmática, mistagógica e missionária.

O verdadeiro catequista é aquele que exerce seu chamado a todo instante, são os mensageiros do nosso tempo! Avante catequistas!

Cláudia Beatriz Moreira, coordenadora da Comissão de Catequese da Arquidiocese de Uberaba

4ª Semana Brasileira de Catequese oportuniza experiências de Iniciação à Vida Cristã às dioceses

Entre os dias 14 e 18 de novembro acontece, em Itaici/Indaiatuba (SP), a 4ª Semana Brasileira de Catequese, organizada pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética e pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, ambas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento traz como lema: “Nós ouvimos e sabemos que Ele é Salvador do mundo” (Jo 4,42).

O texto-base que norteia o encontro é o Documento 107 da CNBB: “Iniciação à Vida Cristã – Itinerário para formar discípulos missionários”. Dele, do seu primeiro capítulo, foi colhido o lema, como revelador da mística a ser vivenciada pelos participantes. O arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antonio Peruzzo, explica que um dos objetivos gerais da 4ª Semana é compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da Iniciação à Vida Cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé, no contexto atual.

“São muitos os cristãos, os católicos, as crianças e os adolescentes que quando recebem o Sacramento da Confirmação desaparecem da Igreja, como se a Crisma fosse uma formatura e para muitos uma despedida. Isso não é segmento de Jesus Cristo. É preciso uma revisão! E Iniciação à Vida Cristã em estilo catecumenal é todo um processo (quer pedagógico, quer litúrgico, quer doutrinal) marcado por ritos de passagem para celebrar intensamente a verdade que professa. É para experimentar o encontro com Jesus!”, salienta o bispo.

Dentro da programação da 4ª Semana, foi pensado um cronograma a partir de aspectos importantes da temática, como por exemplo, “O anúncio de Jesus e os novos interlocutores”. “Os novos são aqueles que ainda não conheceram Jesus Cristo e estão se apresentando a procura dele. E nós precisamos apresentar a pessoa de Jesus. É como um pai que vai falar do seu time ao filho, ele não vai falar de teoria ou esquemas táticos, vai falar das vitórias, das alegrias e das conquistas do seu time de futebol e a criança vai aderir pelo entusiasmo mediante o qual o pai se expressa. No caso dos interlocutores não só apresentar as ideias e os pensamentos de Jesus Cristo, mas apresentar a pessoa de Jesus Cristo”, disse dom Peruzzo.


Como forma de preparação para a 4ª Semana Brasileira de Catequese, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética preparou um subsídio, com cinco encontros, que antecipam as reflexões gerais do evento em rodas de conversa orante que poderão ser feitas nos grupos de catequistas, conselhos pastorais e pequenas comunidades. O Caminho Orante para a 4ª Semana Brasileira de Catequese é uma maneira de impulsionar a mística à Catequese e aos Catequistas de todo o Brasil.

“A 4ª Semana Brasileira de Catequese já começou! Ela quer ser um momento forte de comunhão e de reflexão da Igreja do Brasil a respeito da fé e da Iniciação à Vida Cristã. Por isso, não deve ser entendida como um evento de alguns dias isolado em Itaicí, mas um movimento que perpassa todas as igrejas locais”, afirma o coordenador pastoral da Diocese de Castanhal, no Pará, Victor Hugo Paiva.

Leigo, da Ordem Franciscana Secular, Victor é um dos catequistas que atua na equipe que organiza o evento. Ele também ajudou a elaborar o subsídio. “Tocamos e fazemos a 4ª Semana Brasileira de Catequese quando vivemos esta bonita comunhão, quando rezamos pela sua programação e aproveitamos das suas reflexões, tornando-a vida em nossa ação pastoral. Assim, as comunidades se animam, as dioceses se preparam, a equipe se organiza e a 4ª Semana vai se realizando nos corações de todos que são apaixonados pela Catequese e pela Iniciação à Vida Cristã”, salienta.

Fonte: CNBB

Confira a mensagem final do encontro aos catequistas do Brasil.

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba