54º Dia Mundial das Comunicações Sociais – PASCOM em Ação

Celebramos no dia 24 de maio o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), data esta celebrada desde 1967, estabelecida pelo Concílio Vaticano II, com o intuito principal de chamar a atenção para a complexidade dos meios e formas de comunicações sociais. A mensagem do Papa, tradicionalmente é publicada em 24 de janeiro de cada ano, na festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.



O primeiro Papa a celebrar esta data foi Paulo VI, que publicou em 07 de maio de 1967: “Com esta iniciativa, proposta pelo Concílio Vaticano II, a Igreja, que "se sente intimamente solidária com o gênero humano e com a sua história", (Gaudium et Spes, Proêmio) quer chamar a atenção dos seus filhos e de todos os homens de boa vontade para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social, como a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão, que são uma das notas mais caraterísticas da civilização moderna. [...] Formulamos, por isso, o voto que o "Dia Mundial" seja ocasião para um consciente chamado a um despertar saudável das consciências e a um empenho solidário de todos por uma causa de tão grande importância; exortamos os nossos filhos a uma ação generosa, em união de orações e de iniciativas com os seus pastores e com todos os que quiserem dar a sua desejada colaboração, a fim de que, com a ajuda de Deus e a intercessão da Virgem Santíssima, possam ser alcançados os frutos que a celebração do Dia Mundial faz esperar para o bem da família humana.”


Este ano, o DMCS teve como tema: “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10, 2). A vida faz-se história.” A mensagem do Papa Francisco apresenta o homem como um ente narrador, capaz de contar sua própria história, “o único que tem necessidade de narrar-se a si mesmo, revestir-se de histórias para guardar a própria vida”. Apresenta ainda a preocupação de um cuidado especial com as histórias, pois nem todas elas são boas e construtivas. Necessitamos de cuidado, paciência e discernimento para uma seleção, precisamos de coragem para rejeitar as falsas e que nos levam a um caminho contrário à boa evangelização.

Papa Francisco nos traz ainda para a atualidade da Palavra de Deus: “A história de Cristo não é um património do passado; é a nossa história, sempre atual. Mostra-nos que Deus tomou a peito o homem, a nossa carne, a nossa história, a ponto de Se fazer homem, carne e história. [...] Deus teceu-Se pessoalmente com a nossa humanidade, dando-nos assim uma nova maneira de tecer as nossas histórias.”


E é nesse tecer histórias que a Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Arquidiocese de Uberaba se inspirou para mostrar a realidade de ressignificação de tantas paróquias. A realidade atual vivida impôs ao mundo a mudança de formas, a mudança do pensar, a mudança do evangelizar... Constantes e velozes adaptações foram e continuam sendo necessárias para que a evangelização não pare. Grupos com padres, paroquianos e profissionais voluntários buscam formações diárias, formas de fazer acontecer o enviar da Palavra de Deus e levar carinho e cuidado a tantos que não podem sair de casa. É um verdadeiro trabalho de missão!


Algumas iniciativas em nível de Arquidiocese têm sido apresentadas, como: as “Pílulas”, trechos retirados da Carta ao DMCS e apresentados diariamente em forma de áudio e vídeo, propagadas por Rádio, Sites e Meios de Comunicação Diversos; um grupo de WhatsApp, onde todos os agentes relacionados à comunicação se inserem, trocando experiências e dificuldades diariamente, em verdadeira “Conexão Pascom”; vídeos gravados por agentes da comunicação paroquial, contando suas experiências e realidades paroquiais. A Pascom Arquidiocesana não para... Esse grupo está em constante busca de novas iniciativas para atender a Igreja.

Vivemos um tempo novo onde nossas cômodas e consistentes verdades, nossas certezas têm sido constantemente questionadas e necessitadas de mudança! Vivemos um tempo que nos indaga o que de fato é prioridade e que nos motiva a sair de nossa zona de conforto. Coragem? Sim, precisamos muito. Fé? Essencial. Motivação? A evangelização não pode parar...


Parabéns a tantos “pasconianos” espalhados por todo o mundo e em especial aos de nossa Arquidiocese de Uberaba! Parabéns pela coragem, pela força, pela fé, pela motivação em levar Jesus Cristo a todos os cantos do mundo! Parabéns aos que lutam na Pastoral da Comunicação há tantos anos e parabéns também aos que se colocaram a serviço agora, nessa nova realidade que vivemos! Sigamos adiante, unidos em Cristo!

“Sim, porque ninguém é mero figurante no palco do mundo; a história de cada um está aberta a possibilidades de mudanças. [...] Fazer memória daquilo que somos aos olhos de Deus, testemunhar aquilo que o Espírito escreve nos corações, revelar a cada um que a sua história contém maravilhas estupendas.”

Rejane Canedo

Pascom Arquidiocese de Uberaba Pascom Paróquia São Geraldo Majela

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba