A Comissão Bíblico-catequética em tempos de pandemia

A Comissão Bíblico-catequética, em seu desejo de bem servir o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, tem-se empenhado em organizar, animar e subsidiar suas ações pastorais. O primeiro passo dado para essa organização de maneira plena e eficaz foi a nomeação do Diácono Marcos Vinícius Machado para a assessoria eclesiástica dessa Comissão.

Para a animação entre as pastorais que a compõem, contamos com o apoio e a participação da Cláudia Beatriz Mota Moreira como animadora, buscando de maneira acolhedora e participativa manter o elo entre as equipes de evangelização Batismo e Catequese.



À frente dessas pastorais, temos as coordenadoras específicas que são Aparecida de Fátima Leandro Jacintho, no batismo e Edivaine Aparecida Marques, na catequese. Também em cada região pastoral de nossa Arquidiocese têm sido nomeados coordenadores regionais para facilitar o diálogo e a unidade entre a Comissão e cada paróquia. Juntos, esses servos do Senhor direcionam os trabalhos arquidiocesanos em união com nosso presidente, Dom Paulo Mendes Peixoto e nosso coordenador de pastoral, Monsenhor Célio Lima.

O primeiro passo tomado pelo assessor junto à coordenação catequética foi o desenvolvimento e a divulgação das “Diretrizes para Iniciação Cristã em tempos de pandemia”. Esse material vem dar apoio e acompanhamento às atividades catequéticas durante esses tempos desafiadores de pandemia, direcionando os passos, a fim de priorizarmos o fortalecimento da fé dos catequizandos.


No último dia 30 de agosto, às 16 horas, estivemos reunidos on-line para comemorarmos o Dia do Catequista em uma live em louvor à vida de cada um. Um momento oportuno de aproximação com Deus. Assim, tivemos a chance de demonstrar nosso amor e gratidão ao sim amoroso de nossos estimados irmãos catequistas.

A ação catequética, em sua atual realidade, norteia-se através da experiência da fé a da espiritualidade, motivando e modelando os anunciadores de Cristo e de sua Igreja, criativos diante do isolamento social. Como Igreja doméstica, nossos lares assumem o protagonismo da confiança em Deus nestes tempos tão difíceis.

A oração, perseverança e criatividade têm sido nosso jeito para nortear as ações de nossos párocos, coordenadores e catequistas, a fim de que seja mantido o vínculo com os catequizandos e suas famílias, de acordo com a realidade de cada um.


A vantagem de não termos uma única fórmula de instaurar o Reino de Deus é que vemos a ação de seu Espírito Santo tornando nossos catequistas criativos para viver e transmitir a fé.

O mais importante neste momento é manter a unidade, como disse Dom José Antonio Peruzzo, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em uma sala de vídeo “Catequese em tempos de pandemia”: “Não podemos perder o contato com os catequizandos, temos que nos fazer presentes mesmo que distantes, através de uma mensagem em rede social, de uma carta, de um bilhete, entre outros”. Segundo ele “(...) Catequese não é só um programa regular ao longo de um ano, é catequético o afeto, não existe evangelização sem ternura, aí seu contato com os catequizandos agora é decisivo (...) a união com os outros fortalece e promove a unidade entre os catequizandos”.


Sabemos que os tempos são difíceis. Temos sentido na pele as consequências, mas vemos também, por outro lado, o anseio interior de retorno para Deus, avaliando nossa caminhada de fé, favorecendo momentos de maior espiritualidade, criando maior intimidade com a Palavra de Deus, esta que é o centro da catequese.

Cremos que, quando tudo voltar à normalidade, teremos realizado experiências catequéticas transformadoras e ganharemos novos aliados para a missão de catequizar. Contudo, o meio virtual não substitui o encontro pessoal. Jesus se faz caminho e caminha conosco.

Cláudia Beatriz Mota Moreira

Animadora da Comissão Bíblico-catequética

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba