A Forania de Araxá


Nossa Forania tem procurado colocar em prática os princípios da Pastoral de Conjunto, o que tem unido muito os padres que aqui trabalham, bem como nosso povo.

Apesar da Pandemia, no início da Quaresma, os padres se reuniram por dois dias em uma chácara. Primeiramente, para um momento de espiritualidade, haja vista que em 2020 não tivemos a oportunidade de fazer nosso retiro. Num segundo momento, realizamos nossa reunião pastoral, concluindo com nossa confraternização.

Desse encontro saíram algumas propostas para colocarmos em prática o "Ano do Pão", proposto por nosso PAPIU:


1⁰ - No dia de São José fizemos um grande dia de jejum e orações pelo fim da Pandemia. Toda a Forania abraçou a causa que acabou tendo a adesão de várias outras cidades.


2⁰ - Na Sexta-feira Santa, às 9h, realizamos o "Segundo Caminho da Misericórdia", quando em um caminhão as imagens de Jesus Crucificado e Nossa Senhora das Dores, bem como todos os padres, percorremos as principais ruas de cada Paróquia. Na frente de cada Matriz e dos Hospitais, foi feita uma parada para um momento de oração.


3⁰ - Momentos formativos para nosso povo.

Sob a coordenação de Padre Rinaldo, estamos tendo algumas lives formativas. Já tivemos duas. Uma sobre o Ano de São José e outra sobre os Ritos Iniciais da Santa Missa. Mais cinco lives estão programadas para este ano.


4⁰ - Padre Eduardo ficou responsável pela formação de todos os músicos da Forania. Este projeto de formação está em fase de estruturação.

Assim, nossa Forania vai caminhando na busca de novos meios de evangelização que venham ao encontro das necessidades geradas pelo distanciamento social exigido pela pandemia. São gestos simples que não deixam esmorecer a fé do povo.


Vale a pena ressaltar o esforço de cada Paróquia para se reinventar e continuar cuidando da perseverança de seu povo. O trabalho pastoral e administrativo realizado pelas 10 Paróquias de nossa Forania é digno de aplauso.

Como diz o povo: "Não estamos deixando a peteca cair!"

O amor pela causa do Reino tem sido nosso combustível.

40 visualizações

Posts recentes

Ver tudo