A Páscoa e a vida do povo!

Atualizado: Mai 10



A vivência consciente da Paixão e Morte de Nosso Cristo é a abertura que nos infla o coração com o ar do Gólgota e nos permite misticamente caminhar no tempo e no espaço, aproximando-nos dos sinais vivos do sacrifício de amor que fideliza a eterna aliança do Criador com a criatura, do Mestre com seu povo.


O junto padecer recoloca-nos na posição daqueles que sentiram o peso do silêncio que jorrou da cruz e nele esperaram a Glória de Deus se manifestar, no vazio do sepulcro. E assim reorientados, não mais como espectadores do mistério da salvação, mas como participantes dele, podemos, como Maria Madalena, correr rumo ao túmulo para retirar dele os olhos e voltá-los para o jardim onde encontraremos o “Lírio dos Vales”, o próprio Cristo a nos chamar.


Assim como novo se fez o jardim, clara referência joanina ao Éden, novo se fez o Adão e novo se fez seu senhorio sobre todas as nações. O Mestre amado e agora ressuscitado, após deitar sobre os ombros a culpa de cada um de nós, tornou-se não só o Cordeiro que tira o pecado do mundo, mas a vítima imolada em favor da intimidade de meus pecados. Cristo ressuscitado é vivo e é Mestre de nossas vidas, eis o que proclama Madalena (Jo 20,16).


A Páscoa nos propõe não só o encontro com o Cristo, vencedor da morte, mas com o Cordeiro ressuscitado sobre minhas e suas faltas, presente na individualidade dos corações ansiosos pelo “novo dia”. É Deus que nos salva um a um, chamando-nos pelo nome, tocando-nos a face, matando em nós o pecado e fazendo-nos proclamar com liberalidade seu domínio sobre nossas vidas pelo amor não do mestre, mas do Mestre de mim, Rabuni!


Que a vivência da Páscoa que se aproxima seja sinal da relação íntima do Ressuscitado com os homens e mulheres que, dia após dia, deixam de olhar o túmulo vazio, sinal de mistério, para lançar-se sem medo no jardim onde Cristo nos chama pelo nome, reconstrói nossa relação de amor com o Criador e nos envia como sinais de encontro entre o Nazareno e seus discípulos.


Sem. Welder Castro P. Andrade

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo