A Santa Missa pelo celular: uma opção dos novos tempos

A Santa Missa pelo celular: uma opção dos novos tempos

Atualizado: Jun 8

Penso que o gesto do Papa Francisco causou comoção em todos nós quando ofereceu Indulgência Plenária aos quase 1,3 bilhão de católicos espalhados pelo mundo. Foi naquele gesto que o mundo começou a perceber que o isolamento social não era apenas uma opção, mas uma ação concreta de amor para com o próximo. A imagem dele sozinho numa das praças mais visitadas do mundo começou a se repetir em cada momento de oração. A ausência dos fiéis nas Celebrações Eucarísticas só não está sendo mais desastrosa ou danosa anossa alma porque agentes essenciais estão disponíveis para auxiliar nesse encontro tão necessário. Rádios e Redes Sociais da Arquidiocese de Uberaba têm oferecido aos Católicos a oportunidade de participar desses momentos de Fé.




Diante da pandemia do COVID-19, é comum ouvir falar sobre os serviços ou atividades essenciais. O adjetivo essencial, nesse caso, significa: o mais básico ou o mais importante e fundamental ao ser humano. Sendo assim, do ponto de vista secular, alguns serviços não podem parar. A Igreja de Cristo também tem alguns serviços e atividades essenciais que não podem parar. Por isso, desde o Vaticano, na pessoa do Santo Padre Papa Francisco, às comunidades mais simples, sacerdotes assessorados por agentes da Pastoral da Comunicação e outras Pastorais vêm propondo transmissões on-line de Missas e momentos de oração.


O objetivo de tais transmissões é manter acesa a chama da fé dos cristãos católicos! São Paulo, quando escreveu aos Romanos, afirmou que a Fé vem pelo ouvir da Palavra de Cristo. Sendo assim, pode-se afirmar que a manutenção da Fé também se dá pela escuta constante dessa mesma Palavra.

Desde o primeiro dia de afastamento social, a Arquidiocese de Uberaba celebra a Santa Missa, diariamente, pelas Rádios Roma de Romaria, Metropolitana de Uberaba, além das Redes Sociais. Além do Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, sacerdotes da Arquidiocese se vêm revezando na presidência das Celebrações.


Missas pela TV e Rádio sempre existiram! Sim, é verdade, mas não a Celebração de minha comunidade. É diferente. É a comunidade da qual eu participo. É o Padre que me confessa. A grande verdade é que eu me sinto mais próximo de minha paróquia. Mesmo com todos os pequenos erros e deficiências dessas transmissões pela Internet, é ali que escuto a Palavra de Deus aquecendo minha alma.

A Pascom: uma necessidade urgente

Quem acompanha o Jornal Metropolitano sabe que em vários artigos enfatizamos a necessidade de investir na estruturação da Pastoral da Comunicação. Aliás, podemos afirmar que este é um caminho sem volta. Não dá mais para ficar alheio aos sinais dos tempos. A comunicação é essencial para que todos esses esforços alcancem os católicos da Arquidiocese de Uberaba.


Monsenhor Valmir Ribeiro, coordenador e entusiasta da Pascom, vem realizando um belo trabalho de conscientização junto aos sacerdotes e paróquias de nossa Arquidiocese sobre a implementação da Pascom.

Rezemos, pedindo a Deus que envie mais operários com habilidades comunicacionais para que a Palavra, mantenedora da Fé em Jesus Cristo, possa ser atualizada e compartilhada nos atuais meios de comunicação e nos que virão. Amém!

Luís Fernando R de Oliveira

Jornalista e professor nos cursos de Comunicação Social da Uniube

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede