Arcebispo de Uberaba faz Visita Pastoral à Paróquia Santos Reis em Araxá

Aconteceu entre os dias 24 e 26 de agosto, no Ano Nacional do Laicato, a Primeira Visita Pastoral de Dom Paulo Mendes Peixoto à Paróquia de Santos Reis, em Araxá. Foi a 61ª visita pastoral de Dom Paulo às paróquias da Arquidiocese de Uberaba desde o início de seu pastoreio nesta Igreja Particular.

A Visita Pastoral é uma visita canônica, de cunho pastoral, que o bispo diocesano faz às paróquias da diocese, conforme determina o Código de Direito Canônico (cânon 396). É um ato de apostolado do arcebispo arquidiocesano, um ato de presença daquele que é o responsável pelo anúncio da salvação para todos; é uma intervenção dirigida pelo pastor, verdadeiro tempo de graça e de esperança, momento especial para o encontro e o diálogo do arcebispo com os fiéis.

Acompanhado por mim, Padre José Rinaldo da Silva Trajano, pelo Diácono José Antônio Resende e também por alguns leigos no contato com alguns setores, com as lideranças pastorais e comunitárias, na visita a algumas famílias, à catequese, ao CPA, ao COMIPA, ao CPP, creche, escola etc., a visita pastoral foi um momento em que Dom Paulo, mais de perto, exerceu a favor de seu povo o ministério da palavra, da santificação e da guia pastoral, entrando em contato mais direto com suas angústias, preocupações, alegrias e expectativas, podendo dirigir a todos um convite à esperança, exercendo seu ministério de Bom Pastor – um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na paz.

A Visita Pastoral é ainda uma ocasião privilegiada para concretizar a ação evangelizadora. Neste sentido, Dom Paulo insistiu nas Diretrizes Arquidiocesanas do Plano de Pastoral de Uberaba que priorizam a família e a missão, destacando a célebre expressão do Papa Francisco: sermos uma Igreja em saída.

Encontrou-se com as lideranças da paróquia para dirigir-lhes algumas palavras de orientação e de ânimo. Seu verdadeiro desejo é de que nos tornemos de fato uma paróquia renovada – comunidade de comunidades. Este ser missionário, segundo o arcebispo, se manifesta na acolhida fraterna, alegre e solidária que deve ser uma característica essencial das comunidades paroquiais.

Nesses dias – que passaram tão rapidamente – da presença carinhosa e paterna de nosso pastor entre nós, sentimos como é importante sermos membros desta Igreja que procura as pessoas necessitadas de amor generoso e de direção segura; como somos felizes por termos um Pastor que procura fazer que a Igreja seja verdadeiramente Igreja, isto é, Povo de Deus!

A visita foi encerrada com a Santa Missa na matriz de Santos Reis, às 19h, na qual o Arcebispo ministrou o sacramento da Confirmação para alguns adultos. Ao término, agradeceu a acolhida da comunidade e, com carinho, a motivou a continuar no crescimento da fé e da missão.

Ao nosso Arcebispo nossa gratidão profunda pela visita pastoral!

Padre José Rinaldo da S. Trajano Pároco e Mestre em História da Igreja

Confira mais fotos da Visita Pastoral de Dom Paulo à Paróquia Santos Reis em Araxá:


0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba