Arquidiocese é homenageada na Câmara de Uberaba

No último dia 06 de junho, a Arquidiocese de Uberaba recebeu homenagem especial outorgada pela Câmara Municipal de Uberaba, pelos seus 110 anos de existência. Na ocasião, o arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, foi representado pelo padre Juliano Evangelista, ecônomo da Arquidiocese e pároco da Paróquia de São Judas Tadeu.

A Diocese foi criada em 29 de setembro 1907 pelo Decreto Consistorial do Papa Pio X. No ano seguinte, foi efetivada a posse de Dom Eduardo Costa da Silva com a publicação do Breve Apostólico. Com 55 anos de criação, a Diocese foi elevada à condição de Arquidiocese em 14 de abril de 1962. Nestes 110 anos de história, oito bispos passaram pelo seu comando.

Na solenidade o autor do requerimento nº 1202, de 17 de outubro de 2017, outorgando a homenagem, vereador Rubério Santos destacou a importância da instituição na integração da comunidade católica nos 20 municípios englobados pela Arquidiocese, sendo 65 paróquias e centenas de comunidades religiosas. Sob o comando de Dom Paulo estão cerca de 80 padres e mais de 40 diáconos permanentes. O trabalho de evangelização e as ações sociais foram salientadas pelo parlamentar que por mais de 20 anos foi assessor de imprensa da Arquidiocese e atualmente é membro da Pascom.

Padre Juliano Evangelista e Rubério Santos


Também assinaram o documento o presidente Luiz Humberto Dutra e os vereadores Agnaldo José da Silva, Almir Pereira da Silva, Antônio Ronaldo Amâncio de Souza, Samuel Pereira e Fernando Mendes das Chagas.

Na mesma solenidade foi entregue a homenagem especial pelos 40 anos da Paróquia de Santa Maria Mãe da Igreja – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, comandada pelo Padre Gilberto Carlos de Araújo. Conhecida como Igreja de Nossa Senhora Aparecida, foi criada em 11 de novembro de 1978. Desde a sua fundação, vem prestando relevantes serviços religiosos à população, contribuindo para evangelização e formação do ser humano em todos os seus aspectos. A homenagem foi conferida pelos vereadores Rubério Santos e Almir Silva.

Da Redação

*Colaboração de Maria Cândida Sampaio

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo