Arquidiocese de Uberaba celebra o centenário de Dom Benedicto

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira nasceu em Mococa/SP, no dia 09 de outubro de 1920, e faleceu em Uberaba, no dia 03 de agosto de 2014. Seu nome, Benedicto, significa “abençoado por Deus” e é dessa forma que nos lembramos do 5º bispo e 2º Arcebispo de Uberaba, marcado por uma firme liderança em realizações necessárias e zelo pastoral.


Para celebrar os 100 anos de seu nascimento, a Arquidiocese de Uberaba está preparando o jubileu de seu centenário, que terá início no dia 17 de outubro deste ano. A abertura será na Catedral Metropolitana, às 10h, com a Santa Missa, e o encerramento acontecerá em 09.10.2021, data do aniversário natalício de Dom Benedicto.

Durante o jubileu, ocorrerá a peregrinação dos sinais de seu ministério episcopal, seu báculo, sua mitra e exemplares do PAPIU, resultado de seu serviço na Igreja Particular de Uberaba. Por onde esses sinais passarem, teremos uma proposta litúrgica de celebração em sua memória.

O Centro Pastoral (Cúria Metropolitana) receberá um busto em sua homenagem, previsto para ser instalado na Missa da Unidade de 2021. Também será composto um hino para o centenário, a produção de um selo comemorativo e, sem deixar a internet de lado, teremos site e redes sociais dedicados ao jubileu, com identidade visual desenvolvida pela agência Trinum de Comunicação. Nesses espaços, padres e leigos serão convidados a dar testemunho sobre a vivência que tiveram com nosso Arcebispo, relatando seu serviço, sua fé e momentos que viveram junto dele.

Amanda Oliveira, graduada em História, será responsável pela Mostra Historiográfica que acontecerá durante este ano jubilar, com fotos exclusivas da vida de Dom Benedicto. Queremos contar em doze capítulos toda sua trajetória. E, com a graça de Deus, também teremos o lançamento de sua biografia, escrita por Vera Cruz Garcia.

Com muita fé, iremos prestar a homenagem que Dom Benedicto, abençoado por Deus, merece de fato. Por seu serviço, por sua dedicação, por toda sua trajetória dentro de nossa Igreja e pelos inúmeros relatos de quem conviveu com ele. “Foi dado a nós como um dos anjos da Igreja de Uberaba e quis ficar conosco até o fim de sua vida na terra”.

Ana Luísa Andrade

Assessora de Imprensa

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba