Arquidiocese de Uberaba emite nota de esclarecimento e lamenta por jornal promover notícias falsas

A Arquidiocese de Uberaba por meio de sua assessoria de imprensa repudia publicação feita nesta quinta-feira (14) por um veículo de comunicação de Uberaba. A notícia informa recusa do pároco do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Uberaba, em prestar contas da festa em louvor à padroeira, em 2018, para leigo e alega que o mesmo foi bloqueado nas redes sociais pelo pároco.

A publicação que ganhou destaque também na capa do jornal afirma que: “Leigo da Paróquia do Santuário de Nossa Senhora da Abadia foi bloqueado nas redes sociais pelo pároco, após pedir a prestação de contas da festa da Padroeira do ano passado. Também havia solicitado as contas atualizadas daquela paróquia. O católico indagou se o padre mesmo faria a apresentação das contas ou se o pedido teria que ser feito à Cúria Arquidiocesana. Até agora sequer recebeu resposta”.

A Arquidiocese de Uberaba repudia a promoção de Fake News (notícias falsas) e solicita que o jornal em questão se retrate. A coluna imponderadamente relata situação inverídica e fere princípios básicos do Jornalismo, como a checagem das fontes e a apuração dos dados. O jornalista deve ser imparcial e ouvir todos os lados, sendo esta uma obrigação moral que minimiza as chances de se cometer uma injustiça, com danos muitas vezes irreparáveis.

Não existe recusa na prestação de contas por parte do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Uberaba. O pároco, citado no jornal, mediante à acusação infundada, convocou para a noite desta quinta-feira (14), após a missa das 19h, uma reunião com todas as pastorais e movimentos do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Uberaba, para falar do assunto. O pároco conversou por telefone com o veículo em questão e o convidou para estar presente na reunião desta noite.

Reitera-se que tais publicações ferem os princípios da produção jornalística, devido à falta de apuração, sendo que a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Uberaba e o Santuário de Nossa Senhora da Abadia sequer foram procurados para constatação dos apontamentos.

Portanto, a Arquidiocese de Uberaba resguarda-se do direito de manifestar a insatisfação com a veiculação sem os devidos cuidados, de forma lamentável e falta de seriedade ao supor possíveis acusações.

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

1 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba