Arquidiocese de Uberaba inicia trabalho frente à Pastoral do Migrante

“As migrações enriquecem nossas comunidades: Jesus também foi um refugiado” Papa Francisco

Com muita alegria e força de vontade, um grupo de diáconos permanentes, alunos da Escola Diaconal Santo Estêvão e leigos de nossa Arquidiocese reuniram-se no dia 25 de novembro para a criação da Pastoral do Migrante. Naquele mesmo dia já começaram o trabalho de organização para acolher a primeira família venezuelana vinda de Boa Vista (Roraima): a família do sr. José Enrique, com sua esposa Marisol Gomez e os filhos: Julianna Gabriely, Yomar Enrique, Yennifer Carolina e Yosmary Albani.

O trabalho da Pastoral do Migrante é voluntário e de intermediação entre os cidadãos da Arquidiocese de Uberaba – MG e a Pastoral Universitária da Diocese de Roraima, na pessoa do seu assessor, Padre Antônio Ronilson Braga de Sousa SJ, que trabalha em conjunto com a Operação Acolhida das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.


Chegaram em Uberaba na terça-feira, dia 26 de novembro, e foram recebidos na casa paroquial da Paróquia São José – Tutunas, onde estão recebendo toda ajuda e assistência possível de leigos da comunidade e de outras comunidades, juntamente com diáconos permanentes da Arquidiocese.

Conversando com o sr. José Enrique, ele nos disse que nunca pensou em desistir, mesmo diante de tantas dificuldades que enfrentou no início, a falta da família, a adaptação a uma nova realidade cultural, financeira, etc, mas se manteve firme pois tinha o desejo de trazer sua esposa e filhos para tentarem uma vida melhor.


O arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, visitou a família na última terça-feira (03/12) na casa paroquial da Paróquia São José – Tutunas, em Uberaba (MG).


Ele também disse que foram muito bem acolhidos aqui em Uberaba, que se sentiram bem e foram tratados como “gente”. A expectativa que ele tem é de trabalhar para proporcionar uma vida digna para a família e posteriormente trazer o restante que ainda permanece na Venezuela.

É um trabalho que está só no começo, muito precisa ser feito para que outras famílias sejam acolhidas e para isso contamos com a participação de nossas comunidades e da sociedade em geral. Contamos sempre com a graça de Deus e o bom coração das pessoas que se dispõem a ajudar, criando assim uma rede de solidariedade. Como bem lembrou o Papa Francisco: “As migrações enriquecem nossas comunidades: Jesus também foi um refugiado”.

Caso você tenha vontade de fazer parte da Pastoral do Migrante, ou auxiliar de alguma maneira esse trabalho, entre em contato com o Diácono Márcio Henrique pelo telefone:

(34) 9140-1331.

Que Deus abençoe o trabalho da Pastoral do Migrante e todos aqueles que estão envolvidos na sua realização, bem como as famílias acolhidas em nossa Arquidiocese.

Pastoral do Migrante – Arquidiocese de Uberaba

Confira a palavra do diácono Márcio e de Nice, coordenadora da casa Chico do Vale:


0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

  • YouTube ícone social