Arquidiocese de Uberaba participa de encontro para chanceleres, secretários(as) e membros de Congreg

Arquidiocese de Uberaba participa de encontro para chanceleres, secretários(as) e membros de Congreg

O Regional Leste 2 da CNBB promoveu nos dias 29 e 30 de outubro, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte (MG), o Encontro para Chanceleres, secretários diocesanos e membros de Congregações Religiosas. No encontro foram abordados temas tais como: Comunicação Eclesial; Atendimento nas Mitras Diocesanas; As relações interpessoais nas instituições Eclesiásticas; As novas tendências de Gestão Eclesial e seus desafios; Introdução ao Direito Eclesial; A função do Chanceler; Arquivos: organização, vida útil, arquivos nas nuvens; Documentação da Mitra Diocesana: Arquivos e Correspondências.


Foto da chanceler, Marlene Manzan, com Joseph Lluis Serrano Pentinat, primeiro Secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil


O encontro contou com aproximadamente 90 participantes entre (arce)bispos, padres, leigos(as) e religiosos(as) das (arqui)dioceses do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de participantes de (arqui)dioceses de outras regiões do país, como Belém do Pará (PA), Formosa (GO), Umuarama (PR), Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista (BA), Limeira (SP) e do Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) da CNBB.

A Cúria Diocesana

“A Cúria Diocesana é a estrutura que o Bispo utiliza para expressar a própria caridade pastoral em vários aspectos.” (João Paulo II)

“A cúria diocesana consta dos organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário.” Cân. 469

“Os sacerdotes e os leigos, que pertencem à Cúria diocesana, lembrem-se de que prestam auxílio ao ministério pastoral do Bispo.” Christus Dominus

A função do Chanceler

A função do Chanceler deve ser vista como um ofício necessário e importante para a organização eclesial diocesana (ou provincial). Na verdade, um chanceler diocesano é um notário e secretário da Cúria.


Marlene Manzan é a Chanceler do Arcebispado da Arquidiocese de Uberaba


Nesse sentido, o Código de Direito Canônico no seu cânon 482 §1, orienta que em cada Cúria Diocesana (ou Provincial) seja constituído um chanceler, cuja função principal é redigir e despachar os atos da Cúria. Estes atos destinados a ter efeito jurídico devem ser assinados pelo ordinário do qual emanam, e isso para a validade, ao mesmo tempo, pelo chanceler. A maior parte dos documentos oficiais com os quais trabalha é constituído de provisões, decretos, portarias, atas, processos de ordenações entre outros.

O chanceler diocesano pode ser padre, religioso(a), leigo(a), homem ou mulher confiável e acima de qualquer suspeita. Há uma exigência do chanceler ser um sacerdote quando a causa em questão é a reputação de outro sacerdote conforme o cânon 483.

Marlene A. Manzan Paiva Chanceler do Arcebispado


Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se
Identidade visual para fundo escuro.png

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede