Arquidiocese de Uberaba retoma as Celebrações Eucarísticas com o povo




O Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, emitiu no início do mês de junho normas e orientações para a retomada das Celebrações Eucarísticas com a presença do povo, a partir do dia 20/06. As paróquias que se sentiram à vontade e com capacidade para atender as 25 normas estabelecidas, retornaram com cautela e cuidados especiais, como a redução em 50% da quantidade de pessoas presentes nas missas, além do distanciamento social e do uso obrigatório de máscaras faciais que cobrissem a boca e o nariz.

Aos poucos, as paróquias foram adequando-se e retornando às atividades presenciais e, até o momento, tem dado certo! Nosso clero e comunidades, com muita consciência, estão cuidando com carinho de nossas igrejas, para que seja possível a realização das Celebrações. Nosso maior valor é a vida e, no atual momento que vivemos, esses pequenos detalhes são extremamente importantes na manutenção e no cuidado de todos nossos fiéis.


O Retorno na Catedral Metropolitana


“Participar da celebração no dia 20/06 trouxe uma mistura de sentimentos. Ao mesmo tempo que é triste ver a igreja com limitação de pessoas e vários bancos vazios, foi muito gratificante estar novamente na casa de Deus, depois de quase 100 dias.

Para nós que nos acostumamos com a paróquia sempre cheia, encontrando nossos amigos durante as celebrações, temos que nos adaptar a uma realidade um pouco diferente, pelo menos por enquanto.

Pedimos a Deus para que essa pandemia seja amenizada a cada dia para, em breve, voltarmos ao (novo) normal, frequentando os lugares que nos fazem bem na presença de nossos amigos”, conta Antônio Badu, coordenador da Pastoral da Comunicação na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, conhecida como Catedral Metropolitana de Uberaba. A Igreja Matriz retornou com as Santas Missas já no dia 20, com celebrações aos sábados (16h) e aos domingos (8h, 10h e 19h). As Missas durante a semana não estão acontecendo com a presença da comunidade, apenas de forma particular.


A Paróquia de Santa Teresinha retoma as missas com esperança e fé



“Depois de um longo período sem a participação dos fiéis nas celebrações, foi uma alegria podermos voltar a celebrar juntos presencialmente, ainda que em número reduzido. A Santa Missa das 09h aos Domingos continua sendo transmitida ao vivo pelo Facebook de nossa paróquia, pois mesmo atendendo a todas as orientações determinadas pelos órgãos competentes e também pelo decreto de nosso Arcebispo, Dom Paulo, sabemos que muitas pessoas estão inseguras ou impossibilitadas de participarem presencialmente. Sabemos que participar dos Sacramentos, em especial recebera Sagrada Eucaristia, neste momento é um privilégio, mas que confiantes na misericórdia de Deus, possamos, com as medidas necessárias, estar cada dia mais unidos a Jesus”, afirma Angélica Capellaro, integrante da



Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santa Teresinha. Com a aquisição de totens de álcool gel e bombas costais, os cuidados de higiene e limpeza foram redobrados para garantir a segurança da comunidade nas Celebrações. E com muita fé, seguem celebrando desde o dia 20 de junho, proporcionando a comunhão para os fiéis que podem e desejam participar presencialmente das missas.

Com muita fé, paciência e cuidados, aos poucos vamos seguindo em frente com nossas atividades, rezando por todos aqueles que não venceram esta pandemia, mas com muita esperança de dias melhores por todos que continuam, bravamente, enfrentando os perigos e oferecendo aos outros que aqui estão carinho, fé e muitas orações!

Ana Luísa Andrade

Assessora de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba