Arquidiocese de Uberaba sediará o 1º FORMISE Provincial entre os dias 25 e 27 de julho

A Arquidiocese de Uberaba irá sediar o 1º FORMISE da Província Eclesiástica de Uberaba, composta pelas dioceses de Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba, junto a Uberaba. O FORMISE será realizado entre os dias 25 e 27 de julho no Centro de Pastoral João Paulo II, no prédio da Cúria Metropolitana de Uberaba.

O encontro de formação missionária para os seminaristas das Dioceses de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e da Arquidiocese de Uberaba, será assessorado pelo padre Antônio Niemiec, secretário nacional da Pontifícia União Missionária. O tema será: “Missão e pós-modernidade” e o lema: “Ide sem medo para servir” (Papa Francisco). A temática pretende traçar novos rumos da ação evangelizadora missionária dentro do espaço formativo, diante das novas realidades da pós-modernidade.

O FORMISE (Formação Missionária para os Seminaristas) é um evento da Igreja do Brasil que promove momentos de estudo, reflexão e oração em torno da dimensão missionária da Igreja e de sua importância na vocação dos futuros presbíteros. ​

1º FORMISE PROVINCIAL DE UBERABA

Um FORMISE pode ser diocesano, provincial, regional ou nacional. Quando é diocesano, o evento é próprio de uma Igreja Particular; quando é provincial, é próprio de um conjunto de Igrejas Particulares que formam uma Província; quando é regional, é próprio das várias províncias que formam um regional (CNBB); quando é nacional, é próprio de todas as regiões que formam uma Nação. ​

Tradicionalmente, os seminaristas das quatro dioceses se reuniam todos os anos para o Encontro Provincial de Seminaristas. No entanto, no último ano (2017), no encontro na diocese de Uberlândia, os seminaristas optaram por fazer uma nova experiência de criar um FORMISE provincial, seguindo o modelo já existente do Regional Leste II, ao qual nossa Província faz parte.

Dentro de um seminário, o órgão responsável pela elaboração e funcionamento destes eventos formativos é o COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas), que, em nossa Casa, é gerido pelos seminaristas Welder (2º ano de Filosofia), David (1º ano de Filosofia), Roberto (1º ano de Filosofia) e Otávio (1º ano de Teologia).


Pregador do FORMISE: PADRE ANTONIO NIEMIEC

– Sacerdote religioso redentorista;

– Mestre em Teologia Bíblia (Universidade Gregoriana de Roma);

– Professor de Sagrada Escritura na Faculdade de São Bento da Bahia (Salvador);

– Secretário Nacional das Pontifícias Obras Missionárias.

Fonte: Seminário de Uberaba

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo