Arquidiocese lança Plano Pastoral do Ano da Misericórdia

A Arquidiocese de Uberaba lançou nesta semana, na primeira reunião do clero em 2016, o seu Plano Pastoral do Ano da Misericórdia. Além das peregrinações o plano prevê gestos concretos em favor do irmão necessitado.

A assembleia, aberta por dom Paulo Peixoto, reuniu cerca de 80 padres, diáconos permanentes e leigos dirigentes de pastorais e movimentos da arquidiocese uberabense. O primeiro passo do plano pastoral apresentado é a formação dos missionários. As paróquias têm 15 dias para concluir o treinamento.

O coordenador de Pastoral, padre Márcio André Soares, deu detalhes do segundo momento do Ano da Misericórdia que serão as 24 horas para o Senhor, dias 04 e 05 de março, em todas as paróquias.  Serão três momentos distintos: atividades no ambiente da igreja e entorno visitas missionárias e atendimento a população, inclusive confissões.

O objetivo da atividade é de fato abrir a igreja para todos, 24 horas seguidas, como determinou o Santo Padre. A meta, acentua padre Márcio, é de fazer com que as pessoas vivenciem os atos de misericórdias corporais e espirituais, de maneira que possam fazer algo para melhorar a vida dos irmãos.

Seguindo, o Plano Pastoral prevê o envio dos missionários, no dia 06 de março. Depois, de abril a agosto, a realização dos jubileus e, por fim, o gesto concreto através de carta denúncia. Na ação, diz o coordenador de pastoral, o missionário será motivado a assumir um desafio de ajudar um irmão. A expectativa, diz ele, é que tenhamos pelo menos 4 mil missionários na arquidiocese. “De antemão, serão 4 mil pessoas encaminhadas na solução de problemas,” ressaltou

Ainda na reunião monsenhor Valmir Ribeiro apresentou cronograma das peregrinações aos cinco santuários na Arquidiocese de Uberaba, bem como os pontos de partida. A peregrinação poderá ser feita por região, grupos de paróquias ou de forma individual. A caminhada deverá conter também gesto concreto, como doações para instituições assistenciais da área paroquial. Já as confissões deverão ser feitas antecipadamente, sendo que as feitas por ocasião da Quaresma,  por decisão arcebispo, terão igual valor.

Finalizando o encontro, o clero, como forma de dar exemplo aos paroquianos, saiu em peregrinação até a matriz de Uberaba.  Durante o percurso, padres e diáconos permanentes pararam  três vezes para reflexões. Chegando a Catedral eles tocaram na Porta Santa e depois participaram de ritual previsto na bula papal, obtendo ao final a absolvição dos pecados.

O arcebispo comentou a necessidade do Ano da Misericórdia mexer com o bolso das pessoas. Segundo dom Paulo Peixoto, como salientou a papa Francisco, é fundamental que o Ano da Misericórdia toque nos corações dos afortunados, levando-os a partilha com as famílias pobres da sociedade.

Rubério Santos Assessor de Imprensa.

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social