Assessor espiritual do Jovem de Emaús da Arquidiocese de Uberaba fala sobre o movimento

Nos dias 07 e 08 de abril foi realizado o 37° Estrada de Emaús no Centro Pastoral João Paulo II, em Uberaba. O encontro faz parte do movimento Jovem de Emaús da Arquidiocese de Uberaba, que é organizado em dois encontros com faixas etárias diferentes e coordenações distintas: o Estrada de Emaús, voltado para adolescentes de 14 a 17 anos; e o Emaús, voltado para jovens de 18 a 30 anos.

Padre Ronan Belo Júnior está há três anos à frente do movimento Jovem de Emaús da Arquidiocese de Uberaba como assessor espiritual. O sacerdote afirma que é uma alegria imensa poder colaborar nos trabalhos de evangelização da Juventude. “Há três anos busco apresentar Jesus como um amigo próximo, capaz de transformar nossas vidas e mudar a direção da nossa estrada, para sonharmos, realizarmos e celebrarmos a vida diante do projeto do Reino de Deus”.

Padre Ronan diz que a missão é o que os move e o que dá sabor ao caminhar. “Nossa missão é o projeto do Reino apresentado por Jesus Cristo. Como os discípulos de Emaús, sentimos nossos corações arderem e nossos olhos abrirem para perceber os sinais do Cristo Ressuscitado entre nós”, afirma o sacerdote.


37° Estrada de Emaús da Arquidiocese de Uberaba



Confira a entrevista completa com o assessor espiritual do movimento Jovem de Emaús, Padre Ronan Belo Júnior

  1. O que é o movimento Jovem de Emaús?

Padre Ronan: O Movimento Jovem de Emaús é um movimento Jovem Católico, pertencente à Arquidiocese de Uberaba. É sem fins lucrativos e tem por objetivo promover um encontro pessoal dos jovens com Cristo e a evangelização dos mesmos, direcionando-os em trabalhos e projetos sociais nas pastorais das paróquias e na comunidade de nossa Arquidiocese. Ele foi criado em Uberaba em 1992 e a inspiração veio de encontros já realizados em todo o Brasil, com o nome de EMAÚS, criados pelo então Pe. Calazans.

  1. Quais são as atividades realizadas?

Padre Ronan: A principal atividade do movimento é a evangelização de jovens que buscam a Cristo, através dos Encontros de Jovens. Estes são divididos em duas faixas etárias, recebendo nomes diferente: Estrada de Emaús – para adolescentes de 14 a 17 anos, e Jovem de Emaús – para jovens de 18 a 30 anos. Cada uma das divisões do movimento (Estrada e Emaús) realizam dois encontros por ano de forma intercalada entre si. Ainda realizam retiros e reuniões de estudo bíblico, projetos sociais e educativos.

  1. Quem integra o movimento?

Padre Ronan: O Movimento Jovem de Emaús é constituído por jovens que já fizeram o encontro, por casais e qualquer pessoa católica que se identifique com a missão do movimento e que não possa ou não tenha mais idade para fazer o encontro.

  1. Quem são os coordenadores leigos do movimento na Arquidiocese de Uberaba?

Padre Ronan: O Movimento Jovem de Emaús possui uma Comissão Permanente formada por membros leigos oriundos do Emaús e do Estrada, além da fundadora do movimento (Glauce Naves) e seu diretor espiritual. Esta comissão, dentre outra funções, é responsável por escolher, aconselhar e orientar os coordenadores leigos do Emaús e Estrada de Emaús. Os Coordenadores gerais tem mandato de dois anos, atualmente os coordenadores do Emaús são o casal Álan Sanches da Silva e Keli Cristina Mendes. Já para o Estrada os coordenadores são os jovens Lucas Arantes e Emily Monteiro.

  1. Quem pode participar do movimento Jovem de Emaús?

Padre Ronan: O encontro Jovem de Emaús é destinado a jovens católicos, SOLTEIROS, com idade entre 18 a 30 anos. Já o Estrada a faixa é de 14 a 17 anos.

  1. Qual é a importância de existir o movimento Jovem de Emaús?

Padre Ronan: A importância de existir do Movimento Jovem de Emaús está descrita em nossa Missão (contida no regimento interno), que visa proporcionar um encontro pessoal com Cristo, despertar nos adolescentes e jovens a importância de encontrar na família a sua igreja doméstica, fazendo deles agentes de transformação em todas as instancias sociais, principalmente em seus lares” (regimento interno). A Juventude atualmente é exposta a tantas tentações e distrações que projetos como o Emaús se tornam a cada dia mais importantes para que nossos jovens tenham oportunidades de dizer seu “sim” a Deus e caminhar junto a Cristo, rumo ao Seu Reino.

Agradecemos ao padre Ronan pela entrevista!

Jordana Moreira Assessoria de Imprensa

Saiba mais

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o encontro Estrada, que pertence ao movimento Jovem de Emaús.

Confira aqui como foi o 37° Estrada de Emaús, realizado em abril.

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social