Atividade Pastoral do Seminário Propedêutico na Festa de Santa Beatriz

Atualizado: Set 3


Nos dias 15, 16 e 17 de agosto, a Comunidade de Santa Beatriz, pertencente à Paróquia de São José (Tutunas), celebrou a festa de sua padroeira. É nesta comunidade paroquial que nós, seminaristas propedeutas, junto com nosso reitor, exercemos nossa atividade pastoral-missionária. As celebrações se deram de forma virtual, transmitidas pelas redes sociais de nossa paróquia, e também de forma presencial, com restrição de número de participantes e observância de medidas sanitárias.

A festa religiosa teve início com a celebração da Assunção da Virgem Maria, presidida pelo Padre Sebastião Ribeiro, que nos apresentou a devoção de Santa Beatriz à Virgem, e nos convidou a termos uma vida devotada a Jesus por Maria, a exemplo de Beatriz. A missa do segundo dia do tríduo foi presidida pelo Padre César Augusto, que nos apresentou a vocação de Santa Beatriz e nos exortou ao seguimento livre a Jesus Cristo, confiantes no amor de Deus. Na Solenidade da Padroeira, tivemos a alegria de acolher nosso Arcebispo, Dom Paulo Mendes Peixoto, que presidiu a Eucaristia. Em sua reflexão, mostrou-nos a beleza da vida unida a Jesus Cristo e nos exortou a buscarmos a santidade nas pequenas coisas do cotidiano conturbado. Relembrou a história de Santa Beatriz e nos convidou a seguirmos seu exemplo de entrega a Deus, que concedeu a ela a santidade.




A festa social aconteceu simultaneamente à festa religiosa, ocorrendo de forma virtual, através de um bingo eletrônico, com prêmios em dinheiro. As rodadas aconteceram após as Celebrações Eucarísticas da festa religiosa, muito bem participadas.

Nós, seminaristas propedeutas, durante a festa de Santa Beatriz, tivemos a oportunidade de contribuir um pouco com a comunidade, ajudando na preparação e execução da liturgia das celebrações, ornamentação da comunidade, serviço do altar e no canto litúrgico. Essa experiência de serviço junto à comunidade contribuiu para o enriquecimento de nossa didática pastoral. Com isso, tivemos maior experiência de contato com o povo e suas realidades, e de organização das celebrações. Esse momento tão especial veio acrescentar muito a nossas vocações.


Quero aqui apresentar um pouco da história de Santa Beatriz. Ela era filha de pais portugueses e nasceu em Ceuta, em 1424. Viveu por algum tempo na corte da rainha Isabel, mas, sofrendo perseguições invejosas, retirou-se da corte para um mosteiro em Toledo, onde permaneceu por cerca de trinta anos. Em 1484, fundou um novo instituto de vida consagrada, o primeiro dedicado à Imaculada Conceição da Virgem Maria e que foi aprovado pelo Papa Inocêncio VIII, em 1489. Faleceu no ano de 1492.

Com isso, quero aqui externar minha gratidão à Paróquia de São José e à Comunidade de Santa Beatriz que, com tanta solicitude e carinho, acolhem nosso trabalho pastoral. Por fim, peço as orações de todos por nossas vocações, para que possamos, a exemplo de Santa Beatriz, ser fiéis aos propósitos de Cristo, nosso eterno amor. Santa Beatriz da Silva, rogai por nós.


Gabriel Reis Monte - propedeuta

38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo