Bendito o que vem em nome do Senhor! (Sl 118, 26)

Atualizado: 14 de Out de 2020

Outubro! Iniciamos o mês missionário, mês em que celebramos a memória de Dom Benedicto de Ulhôa Vieira, nosso 5º bispo e 2º Arcebispo de Uberaba!


Daremos início às comemorações de seu Centenário no dia 17 de outubro, às 10h, na Catedral Metropolitana de Uberaba. A Santa Missa terá restrições na quantidade de pessoas e no distanciamento para garantir a segurança de todos nesse momento de pandemia. Teremos a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese de Uberaba, Rádio Metropolitana e Catedral Metropolitana. Você está convidado a participar conosco!


A identidade visual que acompanhará todas as ações do Centenário já foi definida. Produzida pela Trinum Comunicação, a imagem principal da marca é a reprodução vetorizada da emblemática foto de Dom Benedicto no presbitério da Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, onde atuou como reitor por muitos anos. A imagem busca rememorar a figura contemplativa e orante do Arcebispo. O reclino junto ao Báculo Pastoral, com a croça voltada para fora, representa seu pastoreio.



A cruz, além de estar presente nas assinaturas episcopais, representa o contexto do logo, a terceira insígnia episcopal, a Cruz Peitoral, que simboliza o mistério pascal da morte, ressurreição e vinda gloriosa de Cristo, mistério ao serviço do qual está o bispo. As cores aplicadas retratam o azul utilizado no brasão da Arquidiocese, representando os rios de Uberaba e o violáceo, o episcopado na hierarquia da Igreja.

E, para finalizar, a tipografia utilizada – no modelo cursivo - busca reproduzir a letra do arcebispo. A frase, tirada do livro dos Salmos, é uma referência à Mitra usada em sua ordenação episcopal com a inscrição Benedictus, do latim, abençoado.

Que possamos, ao longo deste centenário, homenagear Dom Benedicto do jeito que ele merece, representando seu serviço incansável à Igreja. Pela sua dedicação, amor e por toda sua trajetória que foi tão importante para nossa Arquidiocese.

“Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Sl 118, 26)

Ana Luísa Andrade

Assessora de Imprensa

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo