Bendito seja Deus pela missão

Atualizado: Nov 11


Ao chegar ao fim de seis anos de serviços prestados ao Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, reconhecemos tantas bênçãos derramadas por Deus nesse percurso, em forma de resultados acadêmicos, obras, projetos, relações e consolações. Reconhecemos, como Maria Santíssima, que “o Senhor realizou grandes coisas em nosso favor e santo é seu nome” (Lc 1,49).


Foram 213 presbíteros estudantes que vivenciaram sua formação permanente no Colégio, nesses seis anos. Dentre eles, 38 defenderam suas teses doutorais e 113 finalizaram seus estudos de mestrado em diversas entidades de ensino da cidade de Roma. Dos ex-alunos, 20 foram chamados para o episcopado, tantos outros foram elevados à dignidade arquiepiscopal e um foi criado cardeal.


Foram muitas as obras administrativas realizadas. Conseguimos salvar a “Cappella Santa Croce” do risco de desabamento, realizando a fase de restauração estrutural e externa daquela pequena joia construída no fim do século XVIII. Foram retirados 1 km de telhas de amianto nos beirais do entorno do prédio do Colégio e restaurado o sistema original de escoamento de água pluvial. Para conter os riscos de infiltração, foram refeitas três partes de terraços, perfazendo mais de 1 Km² de impermeabilização e novo pavimento. Outras reformas feitas nesse período: “Capela São Paulo VI”, “Capela São José de Anchieta”, “Sala Cura d’Ars”, “Ala de hóspedes Irmã Dulce dos Pobres” e inúmeros quartos residenciais.

Vários espaços foram otimizados: “Área de Lazer Pe. Martinho Lenz, S.J.”; nova lavanderia em dois formatos, industrial e self-service; nova central térmica e nova biblioteca; novo sistema de internet dotado de cabos de fibra ótica e novo site web. Foram providenciados novos paramentos para as celebrações, estilizados com a logomarca do Colégio. A biblioteca foi atualizada com a continuidade dos importantes periódicos e novos livros, o que tem feito da “Biblioteca Félix Alejandro Pastor, S.J.” uma das mais amplas bibliotecas de colégios romanos.


Vários também foram os projetos de formação. Foi implantado o Projeto “Quintais de Cultura”, como espaços amplos para o diálogo interdisciplinar, levando ao Colégio nomes importantes de várias áreas da cultura, da filosofia e da teologia. Foram intensificadas as “Manhãs de Espiritualidade”, em preparação aos momentos fortes da vida da Igreja: Natal, Páscoa e Pentecostes, com a presença de convidados relevantes de nossa Igreja. Foram aprimoradas as Novenas e Tríduos preparatórios ao Natal e os Retiros Espirituais. Houve muita criatividade dos Departamentos de serviços para a promoção da vida em comunidade através de peregrinações, passeios culturais, incentivo aos esportes, a cursos, congressos, à participação em eventos artísticos, confraternizações... Certamente, o auge da formação permanente foi a elaboração do Projeto de Formação Permanente e Integral, como legado de um esforço comunitário realizado em mais de dois anos.

Em termos de relações, estreitamos os vínculos com o Santo Padre, possibilitando a participação daqueles que desejassem celebrar com o Sucessor de Pedro em ocasiões especiais. Em nossa memória permanece a Audiência especial que o Papa Francisco nos concedeu no dia 29 de outubro de 2017. Procuramos também estreitar os laços com as duas instituições às quais estamos visceralmente vinculados, a Congregação para o Clero e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. As constantes relações com religiosos, religiosas, entidades, embaixadas e capelanias, especialmente com os brasileiros e brasileiras em Roma, ampliaram os vínculos do Colégio com tantas pessoas, instituições e organizações.


Trazemos à memória a linda história recente de resiliência e superação da Comunidade diante dos desafios acometidos pela pandemia do Coronavírus. Foram meses sombrios de apreensão, inseguranças e incertezas. Não perdemos a confiança e a esperança no Senhor. Mantivemo-nos quase sempre sóbrios e serenos diante do inesperado, atravessando essa noite escura, unidos como irmãos e procurando servir a Comunidade. Pudemos superar essa emergência através de um profundo sentimento de fé, solidariedade e fraternidade presbiteral. Deus preservou a todos. Nenhum membro da Comunidade foi contaminado pelo Coronavírus.

Coube a nós realizar a transição da liderança do Colégio, confiada à Companhia de Jesus desde sua fundação em 1934, para uma equipe de presbíteros diocesanos. Eternamente gratos pela herança recebida dos jesuítas, procuramos seguir as seguras trilhas por eles desbravadas. Junto a essa rica herança, aprofundamos o estilo característico da vida e espiritualidade do presbítero diocesano.

Como é bom iniciar uma missão! Melhor ainda é terminá-la bem. Deus foi muito generoso para conosco! Mais de seis anos tendo sido transcorridos, ao finalizar esta nova, grande e nobre missão, só tenho palavras de agradecimento a todos que caminharam conosco entre desafios e consolações, alegrias e esperanças, propósitos e realizações. “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção de seu Espírito...” (Ef 1,3).


Padre Geraldo Maia

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social