Caminhada, teatro e adoração marcam a Sexta da Paixão em Uberaba

Caminhada, teatro e adoração marcam a Sexta da Paixão em Uberaba

A Adoração da Cruz, às 15 hs, é o grande momento da Igreja  Católica nesta Sexta-Feira da Paixão, dia 18, em Uberaba.

Pela manhã, no entanto, três paróquias farão uma Caminhada Penitencial. A mais antiga é a da Paróquia da Adoração que já está na sua décima edição. A partir daz 5 da manhã os fiéis sairão em procissão da matriz da Adoração em direção ao Santuário da Medalha. Subirão até a Paróquia da Ressurreição, depois Cemitério São João Batista e na volta passarão pelo Carmelo até chegar a praça Dom Eduardo. Durante todo o percurso o grupo vai orando e louvor o Senhor.

As outras duas caminhadas acontecerão no Santuário da Abadia, às 7 hs e às 7h30, na Paróquia São Benedito. Esta será a primeira caminhada penitencial da paróquia do bairro São Benedito. Os fiéis sairão do Mosteiro da Gloria e caminharão até a matriz, aonde, por volta das 8h30, haverá uma encenação da Paixão e Morte de Cristo.

Por falar em encenação, neste ano em Uberaba, serão apresentadas pelo menos seis peças da Paixão e Morte de Cristo. As novidades ficam por conta das paróquias Santa Teresinha e Santa Cruza que farão o teatro pela primeira vez. Em Santa Teresinha a apresentação começa ás 16 horas em frente à igreja, enquanto que em Santa Cruz o espetáculo terá início às 19h30 no pátio da paróquia do bairro Leblon.

Outra apresentação que promete é o musical da Paróquia Santa Bárbara, no bairro Valim de Melo, a partir das 19h30. Também farão encenações os jovens do Santuário da Abadia às 17h30, na praça da Abadia, paróquia de Nossa Senhora das Graças, às 18h, na matriz do bairro Boa Vista e o grupo teatral da paróquia São Judas Tadeu, às 20 hs, esta que é a apresentação mais antiga de Uberaba com mais de 30 anos de espetáculos.

Adoração da Cruz

Porém, o ato marcante da Sexta-Feira da Paixão é mesmo a Adoração da Cruz. A cerimônia que não é missa acontece em todas as 27 paróquias da cidade a partir das três da tarde. No ato, com a igreja despida e sem nenhum tipo de ornamentação, os fiéis em clima de recolhimento relembram e refletem sobre a Paixão e Morte de Cristo na Cruz. Ainda em clima de respeito pela morte de Cristo, muitas paróquias realizam à noite a Procissão do Senhor Morto. Na Catedral, a procissão mais tradicional de Uberaba terá início às 19 horas.

O arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto lembra que a Sexta-Feira Santa é dia de jejum e abstinência. Mais do que isto, acrescenta ele, é momento de reflexão e silencio em agradecimento a Jesus Cristo que morreu para nos dar a salvação. Dom Paulo enfatiza que não podemos ser apenas cristãos de quaresma, mas de Páscoa, ressurgindo com Cristo para uma vida nova de justiça, fraternidade e amor. #gallery-2 { margin: auto; } #gallery-2 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 16%; } #gallery-2 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-2 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Rubério Santos

Assessor de Imrpensa

Uberaba, 17 de abril de 2014.

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

  • YouTube ícone social