Caminho ou caminho?


Olá!

Em recente texto, propus a você uma brevíssima reflexão sobre castigo e salvação. Avançando um pouquinho mais, podemos perceber que essa dualidade nos conduz a uma mesma palavra: caminho. A palavra é a mesma, mas o sentido não.

Você sabe quantas vezes a palavra caminho aparece na Bíblia? Com base na Edição Pastoral da Paulus, considerando as várias flexões da palavra, são 804 vezes. Bastante, não acha?

Mais importante que a quantidade é o significado, que vai muito além do que uma faixa de terra que leva de um lugar a outro. As Sagradas Escrituras mormente apresentam o caminho como um modo de vida que, de fato, conduz de um “lugar” a outro. Não um lugar físico, um ponto no mapa, mas uma visão do mundo, deste e do que há de vir.

Se você compreende isso – e eu aposto que sim – então você compreende o que Jesus quis significar quando disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Feliz é você que compreende o que Tomé, Filipe e provavelmente os outros discípulos que conviveram com Jesus não compreenderam – ao menos num primeiro momento. O caminho é o próprio Jesus que, através da verdade da sua palavra, nos indica o modo de viver a vida em plenitude, junto do Pai, o Criador.


E no versículo seguinte Jesus afirma: “Se vocês me conhecem, conhecerão também meu Pai” (Jo 14,7). Aqui também importa muito compreender o sentido de conhecer para aquelas pessoas a quem Jesus se manifestou. Não é como costumamos dizer: – Você conhece fulano? – Conheço de vista. Ninguém conhece Deus “de vista”! Em relação a Deus, conhecer implica acolher, aceitar, acreditar, acompanhar, enfim, amar. Por isso, em nosso idioma, não dizemos “conheço Deus” e sim “conheço a Deus”, pois queremos estar junto a Ele, colocando à sua disposição a própria vida, num caminhar de serviço, não como escravos, mas como homens e mulheres livres e conscientes do amor que Ele tem por nós, ao qual somos incapazes de retribuir na mesma grandeza.

Mas, voltando ao começo desta nossa “caminhada”, pode o caminho que leva ao castigo ser o mesmo que leva à salvação? Você já sabe a resposta, não é?

Então, já fez sua escolha: seguir o caminho ou o Caminho?


Luiz Villela

“in viam pacis”

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo