Cardeal de Aparecida instala Basílica em Sacramento

Cardeal de Aparecida instala Basílica em Sacramento

Cerca de 1200 fiéis acompanharam neste sábado (30), em Sacramento – MG, a instalação da Basílica Menor do Santíssimo Sacramento sob o Patrocínio de Maria. A cerimônia foi presidida pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo do Santuário Nacional de Aparecida – SP.

A Basílica de Sacramento, título concedido pelo papa Francisco em outubro de 2014, é a primeira do Triângulo Mineiro e noroeste de Minas. A instalação só ocorreu agora, no último dia 30 de maio, porque a matriz de Sacramento passou por significativa reforma nos últimos quatro meses, sendo a principal verificada no altar que teve duas colunas retiradas, assentamento de novo piso e o sacrário que voltou para o centro da igreja.

Durante a celebração foram apresentados os símbolos que caracterizam uma Basílica Menor como a Umbrela, o tintinabulo e o brasão eclesiástico. Também como registros desta instalação o cardeal ungiu a mesa do altar e aspergiu o sacrário. Dom Paulo Peixoto por sua vez ascendeu, junto com o pároco, padre Sérgio Márcio, as velas das doze cruzes espalhadas pelas laterais do templo.

Em sua pregação dom Raymundo Damasceno lembrou que tal honraria só é concedida pelo Santo Padre para igrejas que se distinguem das outras pela monumentalidade arquitetônica, preciosidade artística, importância história e função pastoral. Com o título, frisou ele, a Basílica de Sacramento passa a ser vinculada diretamente ao Papa. Por fim o cardeal informou que dentre uma série de privilégios na Basílica o povo poderá ganhar indulgências plenárias nas seguintes datas: solenidade do padroeiro, no dia 02 de agosto (privilégio da Porciúncula), na festa de São Pedro e São Paulo e, uma vez por ano em dia a escolher.

Para dom Paulo Peixoto o título de Basílica concedido a matriz de Sacramento é uma honra para toda a Arquidiocese de Uberaba. “Estamos felizes com a decisão do Papa Francisco que com certeza traduzirá numa grande peregrinação aquele templo, fortalecendo a fé do nosso povo,” observou ele.

A cerimônia contou ainda com as presenças dos bispos Cláudio Sturm, de Patos de Minas e Antonio Braz Benevente, de Jacarezinho – PR, o prefeito de Sacramento, Bruno Cordeiro e vereadores daquela cidade.

Rubério Santos – Assessor de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba.

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede