Casa de Acolhimento São Pio

Casa de Acolhimento São Pio

Foi com muita dor que recebemos a notícia da partida da missão da Fraternidade de Aliança Toca de Assis aqui de Uberaba. Sabemos da importância do trabalho que foi desenvolvido em nossa cidade nesses últimos doze frutuosos anos. Ao mesmo tempo entendemos o momento difícil que a mesma está atravessando por falta de vocações, motivo este que tornou necessário suprimir a missão em Uberaba e em mais três lugares no Brasil. Também sabemos da lacuna que essa ausência irá deixar, principalmente entre aqueles que tinham na Toca sua única esperança. Tendo em vista a experiência que obtive nos últimos catorze anos administrando as missões de Uberaba e de Cotia-SP, e crendo firmemente em minha vocação com os sofredores de rua,  decidi obedecer ao desejo de meu coração e continuar essa missão tão bem desenvolvida pela Toca de Assis, entre 2001 e 2013. Assim estamos fundando a Casa de Acolhimento São Pio que desenvolverá em Uberaba um trabalho semelhante ao da Toca, porém de uma maneira independente e totalmente desvinculada da mesma.  Nossa missão será acolher as pessoas que se encontram em situação de rua e que queiram passar por todo um processo de recuperação e reinserção social. Além disso, nossa casa ofertará àqueles que ainda estão nas ruas um local para se alimentarem, fazerem sua higiene e seguirem suas vidas.

A Casa de Acolhimento São Pio não nasce para ser mais uma ONG, porém, para ser um local onde os pobres irmãos de rua possam, além de encontrarem os cuidados descritos acima, encontrar em nós a esperança de um recomeço e sobretudo experimentar o verdadeiro sentido do amor cristão. Nossa casa será uma casa CATÓLICA, ou seja, todas as ações desenvolvidas terão como principal foco o Autor e Consumador de nossa fé: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. É ele quem nos inspira e nos capacita a cada dia, pois sabemos que “somos servos inúteis” sem sua Graça.

O lema que nos foi inspirado e que será o combustível que nos moverá está no final do versículo 40 do capítulo 25 de Mateus: “… foi a mim que o fizestes”.  Isso para nos lembrar desde o primeiro dia de missão que cada pessoa que passar por nós necessitando de nossos cuidados não será tratado simplesmente de uma maneira filantrópica, mas será cuidado por causa de Jesus. Eis aí o verdadeiro sentido da caridade cristã. Por isso queremos ser na cidade de Uberaba uma das faces da Arquidiocese que tanto se preocupa com os problemas sociais em nossa realidade.

Gostaríamos de agradecer a confiança de nosso arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, que nos abençoou e deu total apoio para este novo desafio.

Estamos em fase de organização e composição jurídica, mas já estamos trabalhando e conseguindo, pela graça de Deus, o apoio de vários segmentos. A prefeitura, que mantinha um convênio com a Toca de Assis, nos deu todo o respaldo para o trabalho, garantindo seu apoio já para 2014 com um convênio a ser assinado assim que nossa documentação estiver pronta. Também várias pessoas se prontificaram em nos ajudar para que o trabalho possa continuar em Uberaba. Nosso primeiro desafio será estruturar a Casa por completo com todos os equipamentos de cozinha, refeitório, dormitório, lavanderia, barbearia, escritório, etc. para podermos realizar nossas atividades já em fevereiro deste ano.

Enfim, contamos com a graça de Deus e suas orações para que essa nova missão possa continuar socorrendo as necessidades daqueles que peregrinam pelas ruas de nossa cidade.

Que o Senhor nos ajude!

                                                                                                                     Renato Afonso Vinhal

.

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede