Casa do Adolescente de Guadalupe

Atualizado: 11 de Nov de 2020


São 25 anos de missão, amor e dedicação aos pequenos. No último dia 27 de setembro, a Casa do Adolescente Guadalupe comemorou 25 anos de fundação. A Instituição foi fundada pelos padres Somascos na região do Jardim Triângulo e, seguindo o carisma de São Jerônimo Emiliani, é lugar de acolhida, amor e respeito, fraternidade, justiça e paz! Nestes 25 anos de atividades, milhares de crianças e jovens já passaram pela Casa, através das atividades culturais e pedagógicas, como também pelos cursos do Centro de Formação Profissional São Jerônimo Emiliani (CEFOP), que é uma extensão da Casa Guadalupe.


Respondendo ao carisma da Congregação dos padres Somascos de manifestar a paternidade de Deus ao mundo, a Casa Guadalupe é expressão do amor de Deus na vida de cada criança e adolescente que participa desse projeto. Na Casa, as crianças, adolescentes e jovens, padres, funcionários, voluntários e colaboradores formam uma grande família, e assim seguem os passos deixados por São Jerônimo Emiliani, fundador da Congregação dos Padres Somascos.

Mesmo em meio à pandemia, e seguindo todas as restrições de distanciamento e precaução, foi comemorado o Jubileu de Prata da Instituição com uma belíssima festa. Através da ajuda de inúmeras pessoas, principalmente de colaboradores, foi organizada para as crianças uma festa de aniversário com direito a bolo, doces e salgados. Tudo foi doado por diversos colaboradores – alguns de muitos anos e outros que se aproximaram da casa neste ano – que ao longo desses 25 anos auxiliam e fortalecem a missão da entidade com as mais diversas colaborações.


É graças ao povo de Deus, sedento por justiça social, conforme a opção preferencial da Igreja pelos pobres, seguindo a Doutrina Social da Igreja, que a Casa Guadalupe pôde continuar promovendo e defendendo a vida e a dignidade humana, principalmente das crianças e jovens menos favorecidos. Atualmente são atendidos por dia 330 crianças, adolescentes e jovens, além do trabalho realizado com as famílias, periodicamente.


A Casa do Adolescente Guadalupe oferece atividades complementares no contraturno do ensino regular para crianças de 5 a 11 anos - atendimento matutino - e para adolescentes de 12 a 14 anos – atendimento vespertino. As atividades consistem em oficinas abordando temas transversais como: higiene corporal e bucal, alimentação saudável, prevenção ao uso de drogas, sexualidade, responsabilidade socioambiental, lazer, atividades esportivas, brincadeiras lúdicas, encontros sistêmicos tratando de valores humanos, cidadania, teatro, grupo de canto, informática, artes e espiritualidade. Conta também com o Projeto Florescer, baseado no princípio norteador da educação ambiental e formação cidadã.

O Centro de Formação Profissional São Jerônimo (CEFOP) é a extensão da Casa Guadalupe e capacita adolescentes a partir dos 14 anos, com atendimento no período matutino e vespertino, para inserção e melhor colocação no mercado de trabalho. Para isso, os cursos de iniciação profissional contam com uma matriz curricular composta de atividades teóricas e práticas, além de orientação social, complementadas ainda por aulas que visam à melhor comunicação e raciocínio lógico, direcionados dentro da realidade de cada curso.


Atualmente, são oferecidos os seguintes cursos: informática básica, manutenção de micros, web design, design gráfico, repositor, técnicas administrativas, técnicas de vendas, panificação, eletricista e cabeleireiro. Todos os cursos são totalmente gratuitos.


A instituição está localizada na zona periférica da cidade de Uberaba, no bairro Jardim Triângulo e atende vários outros bairros da região e da cidade. A realidade desses bairros é de alto índice de criminalidade, violência, tráfico de drogas e desemprego, onde muitas crianças e adolescentes se encontram em situação de risco e os jovens não têm oportunidades devido à desigualdade social e à falta de qualificação. Hoje, apesar do trabalho já desenvolvido ter obtido resultados satisfatórios, há uma importante demanda social e diversas crianças e adolescentes têm buscado nas drogas e no tráfico uma maneira fácil e rápida de compensar sua realidade. Assim, a Instituição atua de forma preventiva e instrutiva, oferecendo diversas oportunidades e despertando uma consciência cidadã de direitos e responsabilidades.


O sistema social vigente em nosso país é excludente, proporcionando cada vez mais desigualdade e menores oportunidades para aqueles que não conseguem participar adequadamente da rede educacional existente. Em decorrência desse processo desumano, surgem a cada dia mais famílias em situação de vulnerabilidade. Portanto, é uma preocupação permanente da Direção e Equipe de Trabalho estar sempre procurando criar e desenvolver alternativas educacionais que, de fato, possam possibilitar a abertura de novos caminhos para crianças, adolescentes, jovens e adultos.


Deste modo, a Casa de Guadalupe visa fundamentalmente à defesa, promoção e efetivação dos direitos da criança e do adolescente por meio de oficinas que potencializem o desenvolvimento integral do ser humano em suas diversas dimensões, tais como: física, motora, cognitiva, profissional, social e espiritual. Tudo isso é possível graças à colaboração de voluntários, benfeitores, funcionários e dos religiosos Somascos. Seja você também um benfeitor. Ajude-nos a proporcionar qualidade de vida para muitas crianças e adolescentes. Entre em contato conosco pelos telefones 3312-0567 ou 3314-4147. Acesse nosso perfil no facebook e conheça mais sobre nosso trabalho em facebook/Casa do Adolescente Guadalupe.

106 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Contato Cúria
Metropolitana

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES CÚRIA

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria: Ramal 1

  • Financeiro: Ramal 2

  • Patrimônio: Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico: Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral: Ramal 5

  • Contábil: Ramal 7

       curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

COMISSÃO ARQUIDIOCESANA PARA A PROTEÇÃO DE MENORES E DE PESSOAS VULNERÁVEIS - CAPMPV

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social