Celebração de Abertura do Centenário de Nascimento de Dom Benedito de Ulhôa Vieira

Atualizado: 11 de Nov de 2020


No dia 17 de outubro, toda a Igreja particular da Arquidiocese de Uberaba foi convidada a celebrar a abertura do centenário comemorativo do nascimento de Dom Benedito de Ulhôa Vieira, nosso 6º bispo e 2º arcebispo. A cerimônia foi presidida por nosso arcebispo, Dom Paulo Mendes Peixoto, concelebrada por vários padres e diáconos das diversas paróquias de nossa Arquidiocese, na Catedral Metropolitana. Estiveram presentes fiéis leigos que fazem parte da Equipe do Centenário e outros que tiveram ligação com Dom Benedito, além da presença de autoridades civis da Prefeitura de Uberaba, Câmara Municipal e Fundação Cultural.


A celebração marcou o início das comemorações que têm por objetivo fazer memória da vida, missão e vocação de nosso ilustre arcebispo. Contudo, as articulações para este ano jubilar que se estenderá até outubro de 2021 foram iniciadas bem antes, contando com uma equipe composta por padres e leigos, que foram próximos a Dom Benedito em algum momento de seu arcebispado.





A ideia inicial era que todo o ano jubilar e as ações articuladas fossem realizados durante o ano de 2020. Entretanto, em razão da pandemia, não foi possível o planejamento, tendo em vista que a programação contava com a circulação de objetos pertencidos a Dom Benedito, além da vivência de momentos que mereciam uma presença popular, possibilitando que aqueles que tiveram suas vidas marcadas por ele pudessem participar mais de perto das comemorações.


A Equipe não desanimou e já foi desenvolvido o site comemorativo que contará com uma ampla produção de conteúdo com artigos, vídeos e fotos, além da logomarca comemorativa para o Centenário. Esses materiais, com certeza, proporcionarão aos admiradores, amigos, arquidiocesanos e familiares uma rica lembrança desse nosso pastor que tanto fez por sua querida Arquidiocese.


Dom Benedito chegou em Uberaba em 1978, tomando posse em 15 de setembro. Fora ordenado bispo em 25 de janeiro de 1972 por Dom Paulo Evaristo Arns, na Arquidiocese de São Paulo, onde atuou como bispo auxiliar até ser nomeado arcebispo de Uberaba. Durante seu arcebispado, foi eleito presidente do Regional Leste II da CNBB em três oportunidades, e como Vice-Presidente da CNBB em um mandato. Oriundo da cidade de Mococa, interior de São Paulo, ficou conhecido por sua riqueza intelectual em memoráveis homilias, artigos e livros. Esteve à frente da igreja de Uberaba por 17 anos, sendo sucedido por Dom Aloísio Roque. Após tornar-se arcebispo emérito, decidiu continuar na Arquidiocese e assumiu a capelania do Santuário da Medalha Milagrosa. Falecido em 3 de agosto de 2014 aos 93 anos, foi sepultado na cripta dos bispos na Catedral Metropolitana, idealizada e construída na reforma da década de 1980, ocorrida sob sua liderança.







À frente da Arquidiocese de Uberaba, Dom Benedito deixou uma grande legado sob o aspecto pastoral e administrativo. Contudo, o que mais nos chama a atenção é a importante marca nos corações dos padres e seminaristas da época: o aspecto paternal. Este aspecto paternal é uma das virtudes que sempre ouvimos daqueles que estiveram próximos a ele, como destacou Padre Gilberto Araújo em uma entrevista concedida, no final da celebração: “Ele tinha um carinho imenso pelos padres e também pelos seminaristas. Ele cuidava diretamente das pessoas. Tinha essa característica de poder cuidar. E há outra característica em Dom Benedito, para nós padres e seminaristas: ele de forma carinhosa nos chamava de ‘fião’.”


Com o coração inspirado pela bondade desse grande pastor, desde já convidamos a todos a acompanharem as produções do Centenário que serão sempre divulgadas pelo site da Arquidiocese e demais plataformas. Confira abaixo as entrevistas dadas na íntegra por Dom Paulo Mendes Peixoto, Padre Gilberto Araújo e a cobertura da celebração divulgada na Rede Integração, produzida por nossa assessora de comunicação, Ana Luísa Andrade. Que possamos fazer jus à memória de Dom Benedito, aquele que veio In nomine Domini, em Nome do Senhor.


https://www.youtube.com/watch?v=13fKc_pfVXI

https://www.youtube.com/watch?v=VD0lmO9psVI

https://globoplay.globo.com/v/8948851/programa/

Amanda Oliveira

Membro da Equipe do Centenário

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Contato Cúria
Metropolitana

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES CÚRIA

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria: Ramal 1

  • Financeiro: Ramal 2

  • Patrimônio: Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico: Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral: Ramal 5

  • Contábil: Ramal 7

       curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

COMISSÃO ARQUIDIOCESANA PARA A PROTEÇÃO DE MENORES E DE PESSOAS VULNERÁVEIS - CAPMPV

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social