Centenas de fiéis participam do adeus a Dom Roque

Centenas de fiéis participam do adeus a Dom Roque

Centenas de fiéis participaram nesta segunda-feira, 28, na Catedral de Uberaba, do velório e sepultamento do corpo do arcebispo emérito dom Aloísio Roque Oppermann.

A missa de Exéquias, às 9h, foi presidida por dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrada por sete bispos e mais de 60 padres. Dezenas de religiosos e seminaristas, além de familiares e paroquianos de Uberaba e região participaram da celebração.

Em sua pregação dom Paulo Peixoto definiu dom Roque como homem de fé, exemplo de vida para todos nós. O arcebispo lamentou ainda a perda do colega, ressaltando que vinha cumprindo agenda cheia, sendo que no domingo tinha missa pela manhã no Carmelo e Crisma, à noite, em Campo Florido. “Ele parte deixando grande legado, como seus livros,” citou ele.

Após a comunhão, as autoridades civis tiveram oportunidade de apresentar suas condolências como o prefeito Bruno Cordeiro, de Sacramento e Paulo Piau de Uberaba, que declarou três dias de luto na cidade pela personalidade que era dom Roque Oppermann. Também lamentou a perda do amigo a vereadora Sônia de Frutal, lembrando que a sua comunidade pode conviver com ele toda a última Semana Santa.

Ao final, dom Paulo encomendou a alma de dom Roque e depois, incensou o seu corpo. Dois bispos aspergiram água benta sobre o caixão e em seguida, os padres e os fiéis saíram em cortejo pela praça Rui Barbosa, na área central de Uberaba, conduzindo a urna com o corpo de dom Roque. Após volta na praça a procissão retornou à Catedral, onde o corpo do arcebispo emérito foi sepultado em cripta construída no lado direito do altar.

A irmã Agner Beatriz disse que a família perde um protetor, um irmão que sempre visitava a família. “Ele batizou todos os nossos filhos e netos e casou outra porção deles,” disse ela chorosa com a perda do irmão bispo. Em uma de suas homilias monsenhor Valmir Ribeiro disse que a maior alegria de dom Roque era de celebrar o dia do seu Batismo e explica assim: “a verdadeira alegria do batizado é você dizer que ele é de fato um cristão”.

As missas pela passagem do sétimo dia da morte de Dom Roque Oppermann serão celebradas no domingo, 04 de maio, às 19 horas, nas 59 paróquias da Arquidiocese de Uberaba.

Só em Uberaba, dom Roque Oppermann ordenou 50 padres, 22 diáconos permanentes e criou 20 paróquias. Também foi defensor ferrenho de uma maior participação dos leigos na vida da Igreja, tendo criado cerca de 1.200 grupos de reflexão na Arquidiocese de Uberaba. #gallery-3 { margin: auto; } #gallery-3 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 25%; } #gallery-3 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-3 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Rubério Santos

Assessor de Imprensa Uberaba, 28 de abril de 2014.

1 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se
Identidade visual para fundo escuro.png

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede