
No período da manhã, além dos mais de 70 padres diocesanos e de congregações religiosas, alguns leigos, seminaristas e diáconos permanentes também participaram da assembleia aberta por dom Paulo Mendes Peixoto.
O primeiro assunto em pauta foi um estudo da Exortação Apostólica Evagelli Gaudium do papa Francisco. A abordagem foi conduzida pelo reitor do Seminário São José, padre Geraldo Maia, doutor em Teologia.
Ainda pela manhã padre Alessandro Bobinton apresentou documento detalhado do CPP.
Na formatação do novo estatuto a dúvida é se o conselho desfaz-se com a saída do pároco ou se ele fica funcionando até o pároco recém empossado tomar pé da paróquia e convocar nova eleição. O assunto será fechado pelos membros de equipe designados para este trabalho, observando é claro, as sugestões da assembleia.
Outros temas enfocados nesta primeira reunião do clero em 2014 foram o Plano Pastoral que este ano dá ênfase a Catequese e a Campanha da Fraternidade que em breve terá um Encontro de Capacitação com padre Paulo Martins.
No período da tarde, só com a presença dos padres e o arcebispo foram debatidos assuntos administrativos ligados às paróquias e Cúria Metropolitana.
Rubério Santos
Assessor de Imprensa