CNBB promove Debate Presidencial em Aparecida no dia 20 de setembro, às 21h30

CNBB promove Debate Presidencial em Aparecida no dia 20 de setembro, às 21h30

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confirmou para o dia 20 de setembro, às 21h30 o “Debate Aparecida”, que reunirá candidatos à Presidência da República para as eleições de 2018. O projeto, organizado e gerado pela TV Aparecida, acontece no Santuário Nacional, na arena do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

A Rede Aparecida de Comunicação (Rádio e TV e Portal A12.com) fará transmissão simultânea pelas emissoras de rádio e televisão católicas, além de portais de internet. É a segunda vez que a emissora católica, a pedido da CNBB, organiza e transmite um debate de presidenciáveis. A primeira ocorreu no pleito eleitoral de 2014, quando os políticos tiveram a possibilidade de apresentarem suas ideias aos eleitores.

O debate eleitoral será mediado por um jornalista e tem previsão de duração de 2 horas. Algumas perguntas apresentadas aos políticos serão sorteadas, outras feitas por bispos da CNBB e jornalistas previamente inscritos. Também estão previstas perguntas entre os próprios candidatos. Réplicas e tréplicas serão permitidas em alguns momentos.

Formato

O debate da TV Aparecida terá cinco blocos. No primeiro, o mediador fará a abertura, discorrendo sobre as emissoras que estão transmitindo. Em seguida, vai citar os nomes dos candidatos que estão presentes e os que não compareceram ao encontro. Na sequência, o GC (Gerador de Caracteres) cita os nomes dos outros candidatos sem representação na Câmara dos Deputados e que não participarão do debate. A primeira pergunta – destinada a todos os candidatos, que terão 2 minutos – será feita por um (arce)bispo designado pela presidência da CNBB.

No segundo bloco será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador vai sortear o candidato que irá perguntar e o outro que responderá. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em 2 minutos, réplica em 1 minuto e meio e tréplica em 1 minuto.

No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas indicados pela direção da Rede Aparecida de Comunicação. Os temas serão definidos previamente e as perguntas pré-definidas pela organização do debate. Será feito um sorteio na hora para definir qual candidato irá responder, no tempo máximo de dois minutos.

No quarto bloco, será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador fará o sorteio do candidato que irá perguntar e de outro para responder. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em 1 minuto 30 segundos e tréplica em 1 minuto.

No quinto e último bloco as perguntas, com tema livre, serão feitas por bispos indicados pela CNBB, sendo um bispo para cada candidato. O mediador vai sortear na hora o candidato que irá responder. A pergunta será feita em até 30 segundos e as respostas em 2 minutos. Neste bloco também serão feitas as considerações finais de cada candidato, sendo que cada um terá 1 minuto.

Credenciamento de Imprensa – Os jornalistas que desejarem fazer a cobertura do debate deverão aguardar as orientações da Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional.

Informações aos jornalistas

Sala de Imprensa do Santuário Nacional Telefone (12) 31041042 – imprensa2@santuarionacionalA12.com/imprensa

Fonte: CNBB


Saiba como assistir o Debate de Aparecida

Neste dia, o Portal A12.com fará uma intensa cobertura, a partir das 20h. No Facebook Oficial dos Jovens de Maria, Allan Ribeiro comanda uma live para discutir o protagonismo do jovem na democracia. Ele recebe o assessor da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Aparecida, Padre Sidnei Lino. Você também poderá acompanhar a transmissão pelo www.a12.com/jovensdemaria

Na Sequência, às 20h45, o jornalista Eduardo Gois inicia o Redação A12 Ao Vivo – Especial Eleições 2018. Serão discutidos os principais assuntos de interesse da sociedade e falar sobre as urgências do Brasil com o professor Savio Ferreira de Carvalho Issaac, advogado e mestre em direitos sociais.

Você pode acompanhar também, ao vivo, pelo Twitter @portal_a12 e participar fazendo comentários utilizando a hashtag #DebateAparecida. É também no Twitter que o A12.com fará uma cobertura minuto a minuto, durante toda a exibição do debate.

Ao término do Redação A12 Ao Vivo, você continua acompanhando o debate pelo Facebook e Twitter do Portal A12.com e, nos intervalos, conhecer a opinião do público com dados em tempo real fornecidos pelo Twitter, em uma parceria inédita com o Portal A12.com. A jornalista Elisangela Cavalheiro trará os detalhes, dados e dará dicas de como aproveitar bem este momento para escolher o melhor candidato.

Caso você prefira, também poderá acompanhar o Debate pelo Youtube e Facebook da TV Aparecida, ouvir pela Rádio Aparecida e Rádio POP ou nas redes sociais oficiais das rádios, além do streaming no Portal A12.com.

Na sexta-feira, 21 de setembro, o Portal A12 continua a cobertura: O Redação A12 Ao Vivo volta ao ar no Facebook, a partir das 11h. A jornalista do Portal A12, Marília Ribeiro, conversa com a mediadora do Debate de Aparecida, Joyce Ribeiro, que comentará sobre a experiência de mediar o debate. Joyce também vai comentar os desafios que o país tem a vencer, além de falar um pouco sobre a sua trajetória profissional.

Você também poderá interagir pelo Periscope @tvaparecida ou acompanhar os bastidores pelo Instagram do Portal A12 (@portala12), TV Aparecida (@tvaparecida) e Rádio Aparecida (@radioaparecida), ou ainda, acompanhar tudo utilizando o aplicativo da Rede Aparecida, disponível para Android e IOS.

É a segunda vez que a TV Aparecida, a pedido da CNBB, organiza e transmite um debate de presidenciáveis. No pleito eleitoral de 2014 a emissora também promoveu o evento, abrindo aos políticos a possibilidade de apresentarem suas ideias.

Fonte: Redação A12

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede