Comunidade Santa Clara promove curso gratuito preparatório para participação na celebração do Tríduo

Nos dias 23 e 30 de março e 6 e 13 de abril, a Comunidade Santa Clara vai oferecer curso gratuito preparatório para participação na celebração do Tríduo Pascal. O responsável pelo curso e celebrante convidado é o Frei Helton Barbosa Damiani, OP. O curso é gratuito, mas é preciso inscrever-se.

O curso será realizado na Comunidade Santa Clara, que está localizada à Rua Georgeta de Ávila Pimenta, nº 90 (Paralela à Av. Leopoldino de Oliveira, entre o UPA do Mirante e o UAI).


Inscrições

Paróquia Sagrada Família

De 13h30 h às 17 h – segunda a sexta-feira

Contato: (34) 3313-1537

Comunidade Santa Clara

Celebração da Santa Missa: 9h30 aos domingos

Antes e após a celebração é possível fazer as inscrições

Paróquia São Domingos

De 9h às 11h e de 14h às 17h – segunda a sexta-feira

Contato: (34) 3332-1261

Inscrições online

Você pode se inscrever online, basta preencher este formulário:

Ficha_de_Inscricao_Curso_VF

Enviá-lo preenchido para o seguinte e-mail: curso.triduopascal2019@gmail.com

Apresentação do Curso

A Comunidade Santa Clara se encontra em fase de constituição do grupo de fiéis que se aproximam para participar das celebrações da Santa Missa, aos domingos. Estão todos cooperando na edificação da Capela e participando, ativamente, também, das iniciativas realizadas para angariar recursos para a continuidade da obra, na parte de alvenaria.

Esse contexto sugere uma reflexão sobre a importante questão da formação dos fiéis que se aproximaram e que precisa ser realizada à medida que a rede física da Capela vai sendo desenvolvida. O objetivo é que a configuração do seu trabalho pastoral seja também definida, formando-se, conforme a orientação arquidiocesana, o Conselho Paroquial de Pastoral, CPP e as respectivas pastorais, na medida do possível.

Por esse motivo, a vivência da Quaresma e a Celebração do Tríduo Pascal, em nossa Comunidade, tem um caráter especial que pode nos auxiliar muito, em nossas reflexões e experiências pessoais e coletivas, mediante o que estudarmos, meditarmos e realizarmos juntos nesse período.

Para orientar esse processo de estudo, de compreensão e de aprofundamento na fé que permita uma consciente e intensa participação neste período tão importante para todos os cristãos e para o mundo, recebemos o concurso do Frei Helton Barbosa Damiani, que ministrará, na Comunidade Santa Clara, o Curso Preparatório para a participação no Tríduo Pascal.

Pelo fato de tratar-se de uma comunidade nascente, já engajada e bastante comprometida, porém, como toda Comunidade ou mesmo Paróquia, carente de formação continuada, Frei Helton Barbosa Damiani, ao se dispor a ministrar o Curso, também ciente disso, explicitou que era sua intenção disponibilizar-se para presidir a celebração do Tríduo Pascal, acerto que foi realizado entre ele e o Pároco da Comunidade Santa Clara, Padre Adailton Carlos da Silva Ribeiro.

Esse momento histórico no contexto da existência da nova Capela de Uberaba é muito relevante e significativo porque se formam as bases da rede física para a adequação do espaço arquitetônico à sua função religiosa e se compõe, concomitantemente, o alicerce humano de leigos e leigas que aspiram ser “sal da terra, luz do mundo e fermento na massa”. A participação é uma escolha a ser feita por todos, a quem está sendo oferecida essa oportunidade; dentro da disponibilidade de cada um e também de cada sensibilidade individual, todos poderão somar forças para compor a coletividade fraterna atuante nesse processo formativo e celebrativo.

SOLICITAÇÕES AOS PARTICIPANTES DO CURSO

  1. Participação na Celebração da Quarta-feira de Cinzas, Santa Missa, Bênção e Imposição das Cinzas

O convite dirigido a todos inscritos é para que iniciem sua participação do Curso, no próximo dia 06 de março, na Celebração da Quarta-feira de Cinzas, Santa Missa, Bênção e Imposição das Cinzas. A CNBB publicou, a propósito do início da Quaresma, em 2017, o seguinte texto:

“A Igreja Católica inicia hoje, com a Quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma no qual, durante 40 dias e através da vivência do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa em que se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Neste tempo, os fiéis estão chamados à conversão pessoal, exortação que durante a imposição das Cinzas o celebrante expressa com as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Do mesmo modo, com a expressão “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, recorda-se a fragilidade da vida humana e que a morte é um destino inevitável. Na Roma antiga, os fiéis começavam com uma penitência pública o primeiro dia de Quaresma no qual eram salpicados com cinzas, atualmente os fiéis são marcados com uma cruz na testa com as cinzas obtidas ao queimar as palmas usadas no domingo de Ramos do ano anterior.

Em sua mensagem para a Quaresma deste ano, apresentada no dia 07 de fevereiro [2017] e intitulada “A Palavra é um dom. O outro é um dom”, o Papa Francisco explicou que a Quaresma é uma época propícia para a conversão, para se renovar por meio dos sacramentos, para reconhecer-se pecador, buscar o perdão de Deus e começar de novo o caminho para a Páscoa. “A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo”, ressalta.

Disponível em: < https://www.cnbbo2.org.br/quarta-feira-de-cinzas/>. Acesso em:28 fev. 2019.

  1. Vivenciar o processo quaresmal de mudança de vida, de conversão pessoal, de oração, esmola e jejum, conforme as recomendações de Dom Paulo Mendes Peixoto:

“Parece repetitivo, mas todos os Ciclos Litúrgicos são grande oportunidade de reflexão, de avivamento e retomada da missão fundamentada no Batismo. Assim acontece com a Quaresma e a Páscoa, momentos interligados dentro da proposta salvadora de Jesus Cristo. A Quaresma prepara as pessoas para vivenciar a riqueza do Cristo ressuscitado, dando sentido para as realidades pascais.

O Tempo da Quaresma no Brasil, desde 1964, vem sendo enriquecida com os temos propostos pela Campanha da Fraternidade. A ideia central é o processo de conversão, de mudança nos hábitos que dificultam a fraternidade entre as pessoas. Nesse ano devemos trabalhar a questão da violência, enraizada na cultura brasileira e que afeta a vida cotidiana de todos os indivíduos do país.

Sem uma profunda e real transformação existencial na vida cristã, fica quase impossível praticar uma realidade nova, pascal e de intimidade com Jesus Cristo ressuscitado. A palavra “ressurreição” tem significado de transformação, saída de postura dita corruptiva para a incorruptibilidade, “a morte tragada pela vitória”, como está na Sagrada Escritura, no dizer do apóstolo Paulo (I Cr 15,54).

Estamos em novos tempos. A maneira de celebrar esses dois momentos litúrgicos está muito diferente, de forma muito secularizada e sem a riqueza de sua espiritualidade. Não há mais aquela preocupação com os valores da paixão e ressurreição de Jesus Cristo. Falta uma catequese mais comprometida com a vida cristã, com o processo de mudança de vida e de testemunho cristão”. Disponível em:

< http://www.cnbbleste2.org.br/index.php?pagina=artigo&tela=42&vw=1049>. Acesso em: 28 fev. 2019.

  1. Levar durante todo o Curso, a Bíblia Sagrada para fazer as leituras recomendadas pelo ministrante do Curso, Frei Helton, ao longo de suas explanações e reflexões.

  2. Ter consigo, durante as aulas, uma agenda ou caderno para anotações.

Celebração do Tríduo Pascal

Sexta-feira da Paixão: 19 de abril às 15h

Sábado Santo: 20 de abril de 19h às 21h

Santa Missa de Páscoa: 9h30

Desejamos a todos e todas, um bom aproveitamento do Curso e uma Santa Páscoa! Muito obrigado! 

Comunidade Santa Clara

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

  • YouTube ícone social