Comunidades Eclesiais de Base

Comunidades Eclesiais de Base

Neste artigo, o arcebispo destaca o importante trabalho realizado pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Ouça o artigo de Dom Paulo:https://arquidiocesedeuberaba.org.br/wp-content/uploads/2019/11/1213.-Comunidades-Eclesiais-de-Base.mp3

Há uma dificuldade das pessoas perceberem as riquezas existentes na Igreja. Isso dificulta colocar em prática todo dinamismo edificador do Espírito Santo. Naturalmente aparecem determinados preconceitos difíceis de ser superados. É o que vem acontecendo em relação às Comunidades Eclesiais de Base, que são uma grande força evangelizadora e formadora de lideranças cristãs nas comunidades.

Fui indicado pelo Regional Leste 2 da CNBB como Bispo Referencial das CEBs, dentro da Comissão Episcopal para o Laicato. O primeiro ato foi participar, em Belo Horizonte, nos dias 2 e 3 de novembro, do momento de avaliação do 8º Encontro Mineiro de CEBs, acontecido na cidade de Ipanema, nos dias 19 a 21 de julho passado, com a presença aproximada de 600 delegados.

A avaliação, marcada por uma grande espiritualidade, tendo sua culminância com a Celebração Eucarística na Matriz da Paróquia São Tarcísio, Nova Cintra, em Belo Horizonte, foi muito rica. Tivemos a presença de delegados vindos de vinte Arquidioceses e Dioceses do Regional. Lamentamos a ausência de oito delas, porque ficam fora da unidade e da riqueza de estar somando forças no seu conjunto.

As Comunidades Eclesiais de Base têm um jeito próprio de ser Igreja. Elas fazem o esforço de viver como as comunidades dos primeiros cristãos, centradas na reflexão da Palavra de Deus, fazendo o exercício de ligar, na prática, a fé com a vida. Todos os delegados e as delegadas presentes se mostraram profundamente preocupados com o processo evangelizador da Igreja para os dias de hoje.

O tema do 8º Encontro Mineiro de CEBs foi: “Os desafios de uma Igreja em saída na construção da sociedade do bem viver e conviver”. O lema: “Criarei um novo céu e uma nova terra e nunca mais haverá choro ou clamor” (Is 65,17.19). Além da reflexão do lema e do tema com bastante profundidade, os participantes foram divididos em diversas oficinas com outros temas para partilha.

A cultura dos últimos tempos, muito rica nos seus diversos aspectos, sofre na pele o domínio do individualismo e o esvaziamento na vida comunitária. Isso atinge a vida familiar, o comprometimento pessoal e o exercício da fraternidade. Nessa problemática, as CEBs prestam um excelente serviço, convergindo as iniciativas inspiradas do Espírito Santo para construir o bem comum.

Dom Paulo Mendes Peixoto Arcebispo de Uberaba.

Fonte: Leste 2


3 visualizações
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se
Identidade visual para fundo escuro.png

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede