Conquistas na Bom Pastor

Atualizado: Abr 5


A paróquia Cristo Bom Pastor em Uberaba vem desenvolvendo projetos de readequações e reformas desde dezembro de 2018. Algumas etapas já foram concluídas, como reparos no telhado, troca de caixa d’água e reforma da casa paroquial, troca do telhado da Igreja matriz, reparos no telhado e estrutura da sacristia, banheiros e salas de catequese. Em 2020, com a parceria da Adveniat, também realizamos a aquisição de um veículo 0km para a paróquia.

Após essas conquistas, era preciso avançar para um projeto mais ousado, que não dependia apenas da equipe paroquial, mas principalmente do poder público. Estamos falando de obras de infraestrutura de esgoto, uma vez que a rede do complexo paroquial era compartilhada com a rede da Unidade Básica de Saúde Luiz Meneguelo, o que colocava em risco a saúde devido aos vazamentos ocorridos dentro da casa paroquial e cozinha do salão, além do mau cheiro e desconfortos gerados. Desde maio de 2019, foram feitas inúmeras reuniões entre o pároco, o Secretário de Saúde, a Primeira-dama e o Prefeito Municipal, por intermédio do então vereador Rubério Santos, a fim de serem tomadas as medidas necessárias para sanar esse problema, bem como formalizar a doação de corredor com extensão de 16 metros com frente para a avenida Argemiro Coelho, entre a igreja e a UBS, o que irá proporcionar a construção de rampas e acessibilidade em todo o complexo paroquial.




A prefeitura atendeu e nos deu a oportunidade de resolver um problema de décadas. Assim, tivemos todo o esgoto da UBS refeito e tornando-se independente da rede do complexo paroquial, acabando de vez com o mau cheiro, vazamentos e riscos de contaminação. Também, a pedido do pároco, foi retirado um compressor instalado ao lado da capela do Santíssimo que, devido ao barulho, tirava a tranquilidade para as orações. Além disso, o corredor onde se localizava esse compressor foi concedido para uso de nossa comunidade.

No local, já foi feito muro e colocado portão de acesso, feito aterro e novo sistema de escoamento da água pluvial da igreja e parte do salão. Serão abertas duas portas laterais, melhorando a ventilação do interior da igreja, dando oportunidade de outra entrada e saída de pessoas e, principalmente, o acesso aos banheiros e bebedouro, sem ter de passar pelo presbitério, evitando inúmeros incômodos durante as celebrações.

Nossa comunidade paroquial se alegra diante dessas conquistas e, na pessoa do ex-vereador Rubério Santos, do ex-prefeito Paulo Piau e da ex-primeira dama Heloisa Piau, agradece a tantas outras que, com sua ajuda, vêm proporcionando essas melhorias. Ainda temos muito pela frente e contamos com seu apoio.

Em tempos de pandemia, serão dois anos sem a festa de nosso padroeiro, que gerava a maior parte da renda para nossas obras.

Rezem por nosso caminhar e aqueles que puderem auxiliar-nos financeiramente, seguem os dados de conta bancária: Banco 756, Agência 3178, Conta 6467-0, Pix – CNPJ. 17.771.775/0013-05.

Que o Bom Pastor nos conduza!


Padre Wylian Whallison Gonçalves

80 visualizações