Conselho do Laicato

Atualizado: Set 8

O “Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas” (CALL) é um importante organismo da Arquidiocese, vinculado ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), nacional e regional. Trata-se de um órgão colegiado, representativo do Laicato na Arquidiocese de Uberaba, constituído a pedido de leigos e leigas engajados em paróquias, comunidades, movimentos e serviços, e criado mediante Decreto do Senhor Arcebispo, Dom Paulo Mendes Peixoto. Deste Conselho participam representantes de várias comunidades da Arquidiocese. A primeira reunião oficial para instalação do CALL deu-se no Centro de Pastoral João Paulo II, no dia 21 de setembro de 2013.

Nesses oito anos de atividades, o CALL prestou variados serviços à Arquidiocese de Uberaba, promovendo cursos de capacitação, Assembleias, atos de solidariedade e firmou inúmeras parcerias com outros organismos, paróquias, movimentos e serviços, colocando-se à disposição das necessidades da Arquidiocese de Uberaba. Várias pessoas participaram ativamente deste Conselho, oferecendo um pouco de seu tempo, no compromisso de ser “sal da terra e luz do mundo”.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contribuiu muito com a aprofundamento da missão laical, especialmente pelo lançamento do Documento 105: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14)”, fruto de sua 54ª Assembleia Geral, realizada em Aparecida (SP), de 6 a 15 de abril de 2016. Com estas palavras, o Documento anima o laicato do Brasil: “Incentivamos os irmãos leigos e leigas a acreditarem na própria vocação como sujeitos de uma missão específica” (nº 277). E conclama religiosos e religiosas e a todos os consagrados e consagradas “a manter viva, também nos irmãos e irmãs leigos e leigas, a consciência do valor das coisas que passam, sem descuidar dos bens que não passam” (nº 280). Pede aos diáconos permanentes “que se dediquem a todos os cristãos leigos e leigas e às famílias” (nº 281). Encoraja os presbíteros “a serem cada vez mais amigos dos irmãos leigos e leigas” (nº 282). Por fim, como bispos, se propõem “a acolher cada vez mais com coração fraterno a todos os cristãos leigos e leigas, valorizando sua atuação na Igreja e no mundo” e apoiando todas suas iniciativas (nº 283).

Por ocasião da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada no dia 15 de novembro de 2019, o CALL assumiu a missão de implantar a Escola de Fé e Cidadania na Arquidiocese. Devido ao avanço da pandemia do novo Coronavírus, a referida Escola foi montada de forma virtual e já promoveu 10 encontros de formação, sempre nas noites das primeiras terças-feiras de cada mês. A inauguração aconteceu no dia 06/10/2020, abordando o tema “Visão Geral de Fé e Cidadania”, com a assessoria do Padre Nelito Dornelas. O segundo encontro deu-se em 03/11/2020, com o tema “Experiências de Engajamento do Cristão no Brasil Contemporâneo”, tendo como assessora Sônia Gomes, presidente da CNLB. No dia 01/12/2020, o tema abordado foi “Introdução à Doutrina Social da Igreja”, com Padre Geraldo Maia.


Neste ano, a Escola de Fé e Cidadania, sob a direção do CALL, já promoveu sete encontros: 4º “Introdução ao Compêndio da Doutrina Social da Igreja” (02/02), com o Prof. Washington A. da Silva; 5º “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade. Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, tema da CF do ano (02/03), com Padre Patriky Samuel Batista; 6º “Pessoa humana e Missão da Igreja” (08/04), com Padre Éderson Queiroz; 7º “Pacto pela Vida e pelo Brasil, Formação de Mobilizadores” (04/05), com Padre Gerado Maia; 8º “Missão da Igreja e Doutrina Social (1º/06), com Padre Rogério C. de Aguiar; 9º “A caminho da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe” (06/07), com assessores da própria Arquidiocese; 10º “Doutrina Social e compromisso dos cristãos leigos e leigas” (03/08), com a assessoria do Prof. Robson Ribeiro. A próxima formação está prevista para o dia 07/09, tratando do tema “A promoção da paz como fruto da justiça”, com a assessoria do Frei José Fernandes Alves, OP, Provincial dos Dominicanos.

Outra atividade assumida pelo CALL foi o Pacto pela Vida e pelo Brasil. Vários serviços foram prestados à Arquidiocese, em termos de formação, conscientização e mobilização do clero e do laicato. O Pacto foi bem assumido, repercutindo em nível nacional, especialmente pelo lançamento do “Manifesto em Favor da Vida”, elaborado pelos padres da cidade de Uberaba, juntamente com Dom Paulo. Foi criado o grupo dos Mobilizadores(as), com o intuito de animar e dinamizar os objetivos deste projeto.

O último projeto assumido pelo CALL, conforme solicitação da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, foi a articulação dos trabalhos relativos à Assembleia Eclesial, especialmente no que se refere ao processo de escuta. Várias iniciativas foram colocadas em prática, possibilitando o engajamento de todo o Povo de Deus nos trabalhos relativos à Assembleia Eclesial. Aproveitamos o espaço para agradecer a todas as pessoas que se uniram aos membros do CALL, formando a Comissão Arquidiocesana de Animação da Assembleia Eclesial, bem como aos Mediadores(as) que procuraram realizar um belo trabalho em suas comunidades, organismos, movimentos e serviços da Arquidiocese.



Esperamos contar com o mesmo nível de apoio e interesse dispensados por toda a Arquidiocese, nesses trabalhos que têm produzido seus frutos, em relação a novos projetos que serão assumidos pelo CALL em breve.

Convidamos os irmãos leigos e leigas para participarem de uma importante tarde formativa, de forma presencial, no Centro de Pastoral, no próximo dia 18/09 (das 14 às 17h), quando estudaremos o opúsculo “Parâmetros básicos para a formação do laicato – a formação como exigência humana, cristã, espiritual do Reino”, elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Como teremos vagas limitadas, pedimos que confirmem sua presença, enviando mensagem pelo celular 99211-3033.

“Os cristãos são chamados a serem os olhos, os ouvidos, as mãos, a boca, o coração de Cristo na Igreja e no mundo” (Doc. 105 da CNBB, nº 102). Todos precisam estar bem preparados para assumirem sempre mais essa nobre e desafiante missão.


Padre Geraldo Maia

29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo