Conselho Permanente da CNBB reúne-se em Brasília esta semana

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro acontece em Brasília (DF) a reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O arcebispo metropolitano de Uberaba e presidente do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), Dom Paulo Mendes Peixoto, participa da reunião do Conselho Permanente e, em entrevista, nos explica o que é o Conselho, por quem é formado e o objetivo desta reunião.

O que é o Conselho Permanente da CNBB?

Dom Paulo: Na organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nós temos o órgão máximo da CNBB que é a Assembleia Geral, que acontece todos os anos em Aparecida (SP) durante dez dias e conta com a presença de todos os bispos do Brasil. O Conselho Permanente seria a Assembleia Geral continuada, sendo o responsável por organizar e fazer a pauta de tudo aquilo que será abordado na Assembleia Geral.

Quem compõe o Conselho Permanente?

Dom Paulo: O Conselho Permanente é formado pela Presidência da CNBB, pelos membros das Comissões Episcopais Pastorais (Consep) e pelos membros eleitos dos Conselhos Episcopais Regionais (Conser) – formado pelos representantes das 18 Regionais do Brasil. O presidente de cada Regional participa deste Conselho e alguns assessores da CNBB que permanecem em Brasília, acompanhando todo o trabalho exercido pelas comissões e também o cenário político, no Congresso e na Câmara.

Qual o objetivo da reunião do Conselho Permanente?

Dom Paulo: A reunião do Conselho Permanente é um encontro com aproximadamente 50 bispos e os assessores. Este encontro acontece de três a quatro vezes por ano, geralmente em Brasília e dura três dias. É durante esta reunião que preparamos a próxima Assembleia Geral em Aparecida, nela são definidos os temas que serão abordados e toda a dinâmica da Assembleia.



0 visualização

Posts recentes

Ver tudo