Criação e Instalação da Paróquia do Senhor Bom Jesus em Uberaba/MG

Atualizado: Ago 9


Louvamos e agradecemos ao Senhor por conceder sua bondade sobre o povo fiel desta pequenina comunidade que traz consigo uma história marcada por um caminho trilhado já há algumas décadas. Confiada ao Senhor Bom Jesus, a comunidade também enfrentou momentos difíceis que a fortaleceram e, na plena confiança em Deus, se manteve erguida na força do Espírito Santo.

A comunidade nasceu de um trabalho social desenvolvido pelos padres capuchinhos que eram responsáveis pela Paróquia de Santa Teresinha. Esta comunidade foi se solidificando cada dia mais, não só pelos inúmeros trabalhos realizados em prol de sua necessidade, como na dimensão religiosa. Além dos sacerdotes que por ela passaram, também houve a presença das religiosas.






Na proposta de reanimar a vida pastoral e espiritual da comunidade, em dezembro de 2014, em plena Noite de Natal, 24, iniciamos um trabalho de reunir as ovelhas dispersas daquela comunidade. Muitos trabalhos foram solidificados e cada membro que se reaproximava ou se apresentava era uma verdadeira conquista.

Vendo que aquela porção do povo de Deus que existia foi se multiplicando como fermento na massa, fomos estruturando não só as pastorais, mas também as realidades físicas existentes. Foram meses incansáveis de trabalho junto ao povo. Tudo isso resultou no acolhimento do pedido para sermos uma “Quase” Paróquia, instalada em 04 de outubro de 2016, assumindo a responsabilidade de dinamizar ainda mais para que, futuramente, fosse criada e instalada a Paróquia.

Em 2018, no mês de abril, por ocasião da Visita Pastoral de nosso Arcebispo Dom Paulo a nossa Quase Paróquia do Bom Jesus, tivemos a oportunidade de apresentar-lhe tudo aquilo que já havíamos conquistado desde o início de nossa caminhada. Na avaliação de sua visita, nosso Arcebispo pontuou os vários trabalhos já conquistados e que, no futuro, se tornaria uma paróquia.

Continuamos nossa missão até o dia em que, após quase cinco anos da instalação de Quase Paróquia, apresentamos o pedido da Criação e Instalação da nova Paróquia do Senhor Bom Jesus em Uberaba, pedido este que foi acolhido pelo Sr. Arcebispo Metropolitano e pelo Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de Uberaba.


Das seis Quase Paróquias existentes na Arquidiocese, nossa comunidade foi a última a ser criada e a primeira a ser elevada a Paróquia. Esta conquista deve-se a todos que não mediram e não medem esforços para que a missão realmente se realize. Padre e povo de Deus, com as mãos unidas, tornam o Evangelho presente na vida da comunidade.

Assim sendo, no dia 22 de julho passado, fomos agraciados com a criação da Paróquia do Senhor Bom Jesus e no dia 28 do mesmo mês, sua Instalação, presidida por Dom Paulo, nosso Arcebispo. Sabemos que, frente a esta graça recebida, nossa missão será muito maior; entretanto, na unidade e no amor, evidenciados através do testemunho de cada um nos diversos ministérios existentes, muito mais iremos conquistar para o Reino de Deus.

Que o Senhor Bom Jesus continue a nos abençoar e fortalecer para fazermos crescer seu Reino e que seu Rebanho possa sempre, ouvindo sua voz, seguir seu caminho que conduz todos ao Reino definitivo.


Padre José Edilson da Silva

Administrador Paroquial da Paróquia do Senhor Bom Jesus

55 visualizações

Posts recentes

Ver tudo