Dia Mundial da Saúde e a Pastoral da Saúde

Dia Mundial da Saúde e a Pastoral da Saúde

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.

De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Em 2018, o tema escolhido é “Saúde para todos”, o que resume o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos de existência.

Em 2017, o tema do Dia Mundial da Saúde foi a Depressão. Nesta ocasião, o lema oficial do evento Let’s Talk (“Vamos Conversar”, em português), teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ter conhecimentos que ajudam a prevenir esta doença, a qual pode trazer diversas consequências graves.

Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através de atividades e palestras instrutivas e educacionais, por exemplo.

No Brasil, o debate de melhores condições de saúde também é pauta de outras datas especiais, como o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).

Hoje a Pastoral da Saúde Arquidiocesana realizou suas atividades no Hospital Escola e o Padre Selmo – Assessor Espiritual, Celebrou Missa alusiva no Hospital e Maternidade São Domingos com a presença dos Membros de Pastoral da Saúde Hospitalar que contou com presença importante de Médicos/as e Comunidade.

PASTORAL DA SAÚDE

Em 09 de maio de 1986, a Pastoral da Saúde, foi instituída oficialmente como uma das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sendo organismo de ação social e sociedade cívico-religiosa.

A Pastoral da Saúde tem por objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos.

Atuando junto à domicílios, hospitais, asilos, creches, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros e sindicatos, a Pastoral da Saúde zela pela saúde não só para estar bem com o próprio corpo, mas com os pensamentos e emoções.

Missão

Priorizar a vida e testemunhar o Evangelho no mundo da saúde.

Visão

Ser um trabalho organizado, educativo, e de evangelização em nosso território, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. Representa a atividade desempenhada pela Igreja no setor saúde e manifesta a ternura de Deus para com a humanidade que sofre.

Valores

Comprometimento, Humanização, Doação, Humildade, Equilíbrio, Perseverança, Espiritualidade, Respeito, Ética e Trabalho em Equipe.

Dimensões de Atuação

Solidária Vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e comunidade.

Comunitária Visa a promoção e educação para a saúde no âmbito da saúde pública e do saneamento básico, atuando na prevenção de doenças;

Político-Institucional Atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviços e formam profissionais na área da saúde para que haja reflexão Bioética e de Humanização, formação ética e uma política de saúde acessível e responsável, participando de instâncias colegiadas do Controle Social na Saúde Pública.

Para a Pastoral da Saúde, ter saúde não é só estar bem com o próprio corpo, mas com os pensamentos, as emoções e o ambiente em que vive, além do bem-estar espiritual; é o cuidar da Casa Comum.

Jurandir Ferreira

Coordenador da Pastoral da Saúde – Regional Leste 2 CNBB

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede