Dia Mundial das Comunicações Sociais na Arquidiocese de Uberaba



O Dia Mundial das Comunicações Sociais é comemorado todos os anos no domingo em que a Igreja celebra a Ascensão do Senhor, neste ano, no dia 16 de maio. O Papa Francisco, na véspera ou no dia 24 de janeiro, data em que a Igreja celebra a memória de São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, sempre lança a carta-tema para o Dia Mundial, neste ano intitulada de “Vem e verás” (Jo 1, 46) e como lema: “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.


A Pastoral da Comunicação de nossa Província Eclesiástica de Uberaba e da Arquidiocese trarão algumas propostas para a celebração do Dia Mundial. Nos últimos anos, sempre foram feitas ações relacionadas a trechos da carta e também ao tema e ao lema. Além de trabalhar alguns trechos, neste ano serão realizadas outras atividades.


No âmbito da Província Eclesiástica, será celebrada uma missa comemorativa com data ainda não definida. Além disso, haverá a produção de uma série de vídeos contando um pouco sobre a experiência de várias pastorais, dos padres e dos bispos neste tempo de pandemia. A ideia foi gerada a partir da leitura da Carta em que o Santo Padre denuncia a crise editorial do jornalismo que apenas replica informações, sem ir ao encontro do fato, e assim produzir um conteúdo mais autêntico e verídico. Impulsionados pelo trecho que nos convida a gastar a sola dos sapatos”, membros da PASCOM das diferentes dioceses Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba, solicitaram aos agentes de pastorais, padres e bispos a produção de pequenos vídeos contando sobre a experiência, os desafios e as conquistas neste tempo de pandemia. Estes vídeos serão divulgados durante o mês de maio, antecedendo a comemoração do Dia Mundial das Comunicações Sociais.


Em nossa Arquidiocese, os agentes da PASCOM das diferentes paróquias assumiram a mesma ideia, buscando o relato dos membros de algumas pastorais para que, ao ouvirmos essas histórias, possamos refletir um pouco sobre esse tempo que nos trouxe muitos desafios, mas também conquistas. Afinal, devemos valorizar o empenho do clero e dos leigos durante a adaptação a este momento.


Ao mesmo tempo, a PASCOM Arquidiocesana está organizando um evento chamado TôOnline, em forma de Drive In, que trará ao público presente reflexões sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais. O evento, que acontecerá no dia 15 de maio, das 16h às 17h30, será no Colégio Marista e aqueles que quiserem participar deverão levar um quilo de alimento não perecível, destinado às famílias carentes. A programação contará com a participação do Arcebispo Metropolitano e os Ministérios “Estradas de Emaús” e “Refúgios de Graça”. Maiores informações serão disponibilizadas posteriormente nas redes sociais e no site da Arquidiocese de Uberaba.


Convém ressaltar que neste tempo de pandemia a Pastoral da Comunicação foi essencial e necessária para o processo de adaptação. Neste período, que se tornou fundamental o distanciamento social, impossibilitando em alguns momentos as celebrações eucarísticas, a PASCOM foi importante para fazer aquilo que faz parte de sua essência: a transversalidade. No Guia de Implantação da PASCOM Brasil é dito: “todas as pastorais são transversais, isto é, perpassam umas às outras por se tratarem da expressão do mesmo solícito cuidado da Igreja para com a comunidade de fé. A Pascom, no entanto, tem uma particular expressão nesse tema por se tratar de uma pastoral que só se explica enquanto serviço às outras pastorais. Seria como uma pastoral para as outras pastorais.” De fato, a PASCOM tem o dever de comunicar, isto é, anunciar o Evangelho, mas também de dar voz às diversas pastorais presentes em nossa Igreja, divulgar os eventos e fazer com que essa comunicação seja eficaz, ou seja, levar aos leigos aquilo que acontece em sua Comunidade, nas diferentes esferas.


É necessário reconhecer o papel da Pastoral da Comunicação que vai além de tirar fotos, fazer transmissão ou ainda produzir o informativo paroquial. A PASCOM tem um protagonismo claro, e quando é rapidamente identificado e estimulado pela Comunidade só tem a trazer ganhos para a Paróquia em si. Por isso, a PASCOM neste próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais quis levar até vocês um pouco da história de cada Pastoral, para que juntos possamos agradecer a Deus o empenho de nossos irmãos e irmãs que não mediram esforços para continuarem na missão evangelizadora neste momento tão difícil!


Para tanto, o Santo Padre deixou no final da Carta uma oração para ser rezada por todos nós, a fim de que possamos ir ao encontro do outro a fim de julgarmos menos.


Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos, e partir à procura da verdade.

Ensinai-nos a ir e ver, ensinai-nos a ouvir, a não cultivar preconceitos, a não tirar conclusões precipitadas.

Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém, a reservar tempo para compreender, a prestar atenção ao essencial, a não nos distrairmos com o supérfluo, a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade.

Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo e a honestidade de contar o que vimos.

Para aqueles que quiserem ler a Carta do Santo Padre na íntegra, segue o link: <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/docum...>

Que possamos juntos celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais com grande alegria!


Amanda Oliveira

Agente PASCOM Província - Coordenadora da PASCOM Arquidiocesana

8 visualizações