Diaconato transitório

Atualizado: Jun 8

A Arquidiocese de Uberaba estava se preparando para acolher três novos diáconos transitórios e, com a graça de Deus, contar com um reforço, em um futuro breve, de três novos padres. No entanto, com o isolamento social, não foi possível realizar os procedimentos prévios de preparação. Como isso, Dom Paulo achou por bem cancelar tudo até termos uma certeza ou uma luz no horizonte, pois a ordenação diaconal estava prevista para o dia 12 de junho, na celebração presidida pelo arcebispo na Catedral.

Os três candidatos são: Alexandre Ferreira Margarido, que é da comunidade Rhema com sede em Araxá e também da mesma cidade. Cesar Augusto Lourenço Borges, da cidade de Uberaba, fez o propedêutico em Uberaba, junto à paróquia de Santa Teresinha. Marcos Vinicius Machado, da cidade de Conquista, fez o propedêutico em Uberaba na casa São José, ao lado da igreja do Santíssimo Sacramento. Os três passaram pela etapa do discipulado (Filosofia), na última turma do seminário de Nossa Senhora da Abadia em Uberlândia. E são também os primeiros da etapa da configuração a Cristo (Teologia) do seminário em Belo Horizonte.



Eles são o fruto da nova configuração de formação, o que não quer dizer que sejam os melhores, mas sim os que se prepararam de maneira diferente, sobretudo pela distância da sede arquidiocesana. Por isso, as expectativas sobre eles são grandes, principalmente diante do trabalho a ser realizado nas paróquias e nas pastorais junto ao povo de Deus. O que podemos afirmar é que foram preparados mediante uma clara consciência da necessidade de entrega a um serviço com base no acolhimento, no amor e na compaixão.

Os preparativos iniciais consistem nos escrutínios, que são as consultas realizadas nas paróquias de origem e de pastoral e os proclamas enviados a todas as paróquias da Arquidiocese. Esses escrutínios não perderão sua validade. Usaremos as mesmas informações junto ao Conselho de Formadores para aprovar os três novos candidatos e encaminhar ao Conselho de Presbíteros que validam a aprovação da ordenação no grau do diaconato.

A continuidade deste processo ainda não tem uma previsão, devido às incertezas futuras por conta do COVID-19. Temos a certeza, porém, de que tudo está encaminhado e assim que recebermos o sinal verde, logo retomaremos de onde paramos. Infelizmente não podemos garantir as ordenações ainda no primeiro semestre deste ano, mas tudo é possível quando nos colocamos a serviço do Deus do impossível. Pedimos a todo o povo de Deus que reze pelas vocações. Que reze para que jovens tenham a coragem de assumir um compromisso mais aprofundado no reino de Deus, E que reze pela perseverança das vocações de todos nós, padres.


Padre Vanderlei Izaumi

(reitor do seminário Nossa Senhora da Abadia e de São José).

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba