Diocese de Palmares (PE) tem novo Administrador Diocesano

A Diocese de Palmares, em Pernambuco, anunciou nesta quarta (22) o padre Roberto Penzkölfer como administrador diocesano. O sacerdote tem 74 anos e ocupará o cargo até a posse do bispo que sucederá dom Henrique Soares da Costa, falecido no último sábado (18), aos 57 anos, vítima da Covid-19.


Padre Roberto foi escolhido para a nova função durante a reunião do colégio de consultores, realizada na terça (21). Natural da Diocese de Passau, na Alemanha, o presbítero chegou ao Brasil na década de 1970. Ele foi ordenado por dom Acácio Rodrigues Alves e em julho de 1991 se tornou vigário geral da Diocese de Palmares.


“O administrador diocesano tem as obrigações e goza do poder do bispo diocesano”, segundo o Código de Direito Canônico. Entre as competências do cargo está o de dar autorização para a ordenação de seminaristas com o consentimento do colégio de consultores, e ainda confirmar a indicação de sacerdotes já destinados a paróquias.


Durante um ano, o administrador diocesano não pode conceder a excardinação ou a incardinação de clérigos ou transferência para outra diocese. Também não está autorizado a remover o ecônomo, vigário judicial, destituir chanceler e notários, e eregir associações públicas sem a aprovação do colégio de consultores.


Foto: Pascom Palmares
Fonte: CNBB NE2
2 visualizações