Editorial


"A messe é grande e os operários são poucos." A frase bíblica é falada e cantada em vários momentos durante celebrações na Igreja Católica, rogando ao Pai Celeste por mais vocacionados para os trabalhos de Seu Reino.

No mês de agosto, chamado de Mês das Vocações, esta campanha se torna ainda mais assídua, mais fervorosa. Precisamos de mais pastores para conduzir o povo no cumprimento dos mandamentos de Deus, no caminho de retidão, rumo à salvação.

Em nossa Arquidiocese, começamos o ano com três ordenações sacerdotais. Três jovens vocacionados ao Ministério da Ordem. Ao mesmo tempo, infelizmente, perdemos quatro padres vitimados pela Covid-19.

Mais recentemente, ganhamos um novo diácono transitório e sete diáconos permanentes. A edição do Metropolitano traz detalhes sobre os novos ordenados.

Aproveitamos para pedir que você continue orando a Deus por mais operários para a messe. Afinal, o pastoreio é grande e o número de padres, insuficiente para atender adequadamente paróquias e comunidades. Não raro, deparamos com sacerdotes cuidando de uma paróquia e de uma quase paróquia, situação que dificulta um trabalho mais constante e profícuo do pastor em seu rebanho.


Esta edição do Metropolitano aborda também as comemorações em torno do Centenário de Nascimento de Dom Benedito de Ulhoa Vieira, nosso quarto bispo e segundo arcebispo. E por falar em vocações, dom Benedito deixou exemplo de pregador, de missionário e pastor do povo de Deus. Em suas homilias, sempre frisava que para o verdadeiro cristão não há meio termo. “Ou você é ou não é”.

Contudo, não pense você que vocacionados são apenas padres e freiras. Não, você também é um vocacionado nesta caminhada rumo à salvação. Vocacionado pai ou mãe, leigo engajado nas ações da igreja, ser humano praticante da caridade e assim por diante.

Todos nós temos uma missão como cristãos. Faça a sua de coração aberto, com disposição e fé em Deus.

A edição traz ainda novidades como a implementação da Pastoral do Empreendedor e o Apostolado dos Guardiões do Santíssimo, ambas em São Domingos de Gusmão, Araxá.


Que Jesus nos abençoe!


Jornalista Rubério Santos

19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo