Editorial

Seja Deus nossa força!

Caríssimos,

Saúde e Paz!

Projeta-se no tempo esta experiência amarga que estamos fazendo da pandemia, provocada por esse vírus que teima em não ir embora e tem nos ensinado grandes lições que não podem ser desaprendidas depois. São lições de humanidade, de civilidade, de solidariedade, lições de fé. Deus tem sido experimentado de um jeito novo e, com Ele, sua Palavra, a Sagrada Escritura, a Bíblia.

Nossas famílias recuperaram a compreensão de que nossos lares são verdadeiramente Igrejas, locais de encontro, intimidade com Deus e sua Palavra. E esses encontros estão acontecendo de forma pessoal, familiar e comunitária, graças às possiblidades que a internet trouxe para nós. Aprendemos ou reaprendemos esse jeito tão profundo de encontro com Deus em sua Palavra, que atravessa os tempos, e que chamamos de Leitura Orante. Temos também a experiência da força da Palavra de Deus, feita pelos Grupos de Reflexão, Grupos de Oração que se reúnem ao redor da Palavra e nela buscam sabedoria, discernimento e luz.


Estes tempos de pandemia têm levado muitas famílias nossas, irmãos nossos, a passar pela dor, pelo sofrimento, pela perda de pessoas queridas. A Igreja acompanha com preocupação e solicitude esses momentos e queremos ouvir alguns desses nossos irmãos na partilha de sua dor e de sua fé provada de um modo muito forte, neste momento.

Durante o mês de agosto, celebrou-se a Semana da Família. Em nossa Arquidiocese, de um jeito novo, mas foi celebrada. Queremos fazer o registro dessa celebração com o depoimento do casal Freud e Solange, coordenadores da Pastoral Familiar em nossa Arquidiocese.

A Comissão Bíblico-Catequética tem uma nova coordenação e propostas para este final de 2020. É urgente que todos nós tomemos conhecimento dessas propostas para apoiá-las em nossas paróquias e comunidades, porque os avanços obtidos na área da catequese não podem ser perdidos. A recuperação da consciência da centralidade da catequese em nossa Arquidiocese precisa ser mantida. A catequese é prioridade sempre!

A figura bonita de Dom Benedicto de Ulhôa Vieira, nosso Arcebispo emérito também falecido, cujo centenário nós nos preparamos para celebrar, vem erguendo-se a cada dia diante de nossos olhos, diante de nossos corações, porque fotografias são revisitadas, homilias, vídeos, orações. A comissão pró- centenário continua seu trabalho com alegria e gratidão.



Nossa Arquidiocese recebe seus três novos diáconos e vê com esperança suas designações em nossas pastoral. Novas forças! Também viu a realização do Grito dos Excluídos, na forma possível, com a presença entre nós de Dom Vicente, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte.

Em um passeio por nossas paróquias e comunidades, vimos que o trabalho não para. A questão do terreno em Peirópolis, a grande reforma da matriz em Santa Juliana, a recuperação do relógio em Conquista, a Capela da Divina Misericórdia no Ilha de Marajó e tantas outras atividades.

Lançamos um olhar de ação de graças pela Paróquia de Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, que celebra sua festa dos padroeiros.

Em nossas páginas de formação, o caríssimo leitor encontrará pistas de reflexão e de crescimento. Também um conhecimento maior sobre os Adoradores do Eterno e as atividades da Fazendinha Nova Jerusalém, além de informações sobre nosso Seminário e nossos seminaristas, sempre tão queridos. Uma palavra sobre a liturgia e nossa Pascom completa a edição de setembro de nosso Jornal Metropolitano.

Boa leitura!

Abraços


Monsenhor Valmir

Assessor Pascom

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba