Editorial abril 2020

Atualizado: Jun 9

Olá, povo de Deus!

Não diferente de outras localidades, o povo da Arquidiocese de Uberaba também vive dias difíceis, de dúvidas e mesmo de medo, diante da pandemia do coronavírus que está avançando.

Com exemplos vindos do outro lado do mundo e nada bons, os gestores daqui tomaram uma série de atitudes preventivas. A mais drástica, porém, e pelo que se vê, necessária, tem sido o isolamento das pessoas. Com a população presa em casa, as cidades ficaram vazias, como que sem vida, só um amontoado de prédios.


Em respeito à vida, o que sempre a Igreja Católica pregou, nossa Arquidiocese também tomou seguidas decisões. Começamos com as mais simples, no comecinho de março, abolindo a comunhão na boca, o Pai Nosso de mãos dadas e o abraço da paz entre outras medidas. Na sequência, o arcebispo juntamente com o clero mudou as confissões do período quaresmal, que passariam a ser comunitárias. Depois, suspendeu tudo.


A decisão da Arquidiocese de Uberaba foi a de suspender até segunda ordem as Celebrações Eucarísticas. Assim, desde o último dia 17 de março não há mais missas com a participação da comunidade nas igrejas de Uberaba e, também, nas outras 19 cidades pertencentes à Arquidiocese. O máximo que o sacerdote faz é celebrá-la com três ou quatro fiéis, com transmissão pela internet. Tudo com base nas decisões das autoridades de Saúde do Brasil, para que o coronavírus não se alastre pela nossa nação, dizimando o nosso povo.

Fala-se numa Quarentena que deverá perdurar até o final de abril, sendo o pico da doença entre 06 e 20 do referido mês.


A peste, que tomara a Deus seja branda para nós, tem levado a decisões antes inimagináveis, como o adiamento da Expozebu, da Agrishow, de campeonatos nacionais e até mundiais. Isto sem falar nas Olimpíadas que pela primeira vez em sua história foram transferidas de um ano para outro (de 2020 para 2021).

Mesmo diante de toda essa realidade, sem desrespeitar as normas sanitárias, na última reunião de pauta, que foi virtual, resolvemos manter as informações do nosso Metropolitano só que na forma on-line. Assim, a edição de abril, com o mesmo formato de um jornal, pode será acessada pelo leitor através do site da Arquidiocese de Uberaba.



A edição, além do assunto coronavírus e suas implicações, trará notícias da Quaresma, Páscoa e da Campanha da Fraternidade. Também haverá uma matéria completa e correta do Congresso de Casais com Cristo: diferentemente do que anunciamos, vai acontecer em Uberaba e não no Rio de Janeiro, como erradamente informamos (edição de março). Aproveitamos para pedir desculpas ao Assessor Espiritual, padre José Edilson e a toda sua equipe pelo equívoco.


Um abraço a todos e as bênçãos de Deus!

Jornalista Rubério Santos

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba