Editorial - Junho de 2021

Atualizado: Jun 9


Paz e bem, queridos irmãos em Cristo!

Esta edição de junho do Jornal Metropolitano nos propõe refletir sobre uma série de assuntos, dentre eles a Festa da Eucaristia, que muitos preferem chamar de Festa da Partilha.

A cerimônia de Corpus Christi, uma das maiores festas do catolicismo, celebra o Santíssimo Corpo de Cristo. É o mistério da nossa fé de que naquela hóstia e naquele vinho, de fato, estão o Corpo e Sangue de Jesus de Cristo, do qual nos alimentamos para nossa caminhada salvífica. É o maná descido do céu, o alimento que nos sustenta e dá vida eterna.

Na construção do Reino de Deus somos chamados a ir além, chamados à prática desta fé, a ser missionários da Palavra de Deus e fazer caridade, deixando o Cristo viver em nós. Daí entra a Festa da Partilha, em que o Cristo que doou a vida por nós ensina a nos desapegarmos de nossos bens, do egoísmo e a repartirmos com aqueles menos favorecidos, inclusive, espiritualmente.


Neste sentido, a edição do Metropolitano também discute a Doutrina Social da Igreja Católica e apresenta a fé viva de nossas comunidades, demonstrada na ajuda ao irmão. São diversas ações sociais de nosso povo, coordenadas por nossos sacerdotes, procurando dar maior dignidade a milhares de famílias, seja com cestas de alimentos, com agasalhos, seja com atenção à saúde e, claro, com motivação espiritual.

Afinal, o próprio Livro Sagrado é bem explicito: “a fé sem ação é morta”. Então, como crer e festejar a Eucaristia sem fazer Eucaristia, sem partilhar? Ninguém é tão pobre que não possa ajudar o irmão. Dar atenção, ouvir, encaminhar a solução de um problema de quem recorre a nós também é partilha.


Pense nisto, mexa-se e vamos tornar o mundo mais solidário. Exemplos a seguir há muitos, inclusive, de homens e mulheres que deram sua vida pela humanidade e hoje estão em processo de beatificação e canonização, assuntos que o Metropolitano aborda com propriedade em uma de suas páginas.

Experimente dividir com o irmão necessitado o Pão Vivo descido do céu. Com certeza, o alimento se multiplicará!

Feliz Festa da Eucaristia, feliz Partilha!


Jornalista Rubério Santos

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo