Educar e Transformar: dois verbos que se completam

Atualizado: Ago 12

Educar é um dos verbos mais profundos que mexe com a estrutura humana e social. Do mesmo modo, o verbo transformar. E quem educa, se de fato educa, transforma pessoas, ideias, valores, culturas, conceitos e preconceitos, o próprio mundo que nos rodeia, mesmo com nossas limitações. Nestes verbos que se completam, a educação e a transformação dos “educados” podem acontecer em muitos espaços sociais, lugares, situações, acontecimentos, situações de impactos, tragédias, como a pandemia em que estamos mergulhados.


Com essas ideias iniciais, é preciso afirmar que nem sempre a melhor educação está onde geralmente imaginamos: famílias, situações... ou mesmo na escola, então criada para um tipo de educação (formal). Por quê? Pelo simples fato de que não existe a possibilidade de se construir relações duráveis e profundas (humanizadas, éticas, livres, independentes) se estas não forem construídas a começar por uma relação de ensinar e aprender conjuntamente. Educar não é apenas ensinar aos outros coisas novas, no sentido da transmissão ainda que “competente” do ponto de vista de métodos de ensino-aprendizagem apenas instrucional. Trata-se de construir um processo único e coletivo de ensinar no sentido de perseguir o significado humano integral e valorativo do que se ensina, e tendo em vista transformar o aprendizado numa possibilidade concreta de transformar

nossa própria relação com o mundo.


Muito me emociona quando proponho fazer, todos os dias, uma releitura do pensamento de Jesus Cristo: O reino de Deus está dentro de vós.” Mas é fato que, apesar do pensamento ser o mesmo, cada pessoa entende a partir de sua própria maneira de ver e sentir o mundo. Ler o mundo e ler a palavra não podem ser práticas desvinculadas, pois somos o que a história construiu em nós. Afinal, Jesus Cristo “mestre” e educador dos povos transforma ou não transforma o mundo cada vez que necessitamos beber de sua Palavra.

Finalizando, sintetizo dizendo: Jesus Cristo nos educou no amor, na sabedoria, no acolhimento, na dureza, na sensibilidade, para que nós aprendêssemos com Ele que educar transforma vida e nos alimenta na esperança.


Maria Rita Nascimento Pereira

Coordenadora da Pastoral da Educação Arquidiocesana

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba