Em Brumadinho, o alerta da Igreja para os riscos da mineração

Em Brumadinho, o alerta da Igreja para os riscos da mineração

Desde domingo, 19 de maio, as comunidades estão sob o risco de rompimento de uma nova barragem, em Barão de Cocais. Evento com o representante do Papa, Mons. Bruno-Marie Duffé, reúne a Igreja. Ouça Dom Walmor Azevedo.


Cristiane Murray – Cidade do Vaticano

Confira acima as imagens da visita de Monsenhor Bruno-Marie Duffé, do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, representante do Papa, à comunidade de Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG). Mons. Duffé foi enviado pelo Papa Francisco para constatar os efeitos da mineração e dos desastres ambientais e levar uma mensagem de amparo espiritual ao povo atingido.

Procissão e bênção

Em procissão com padres, religiosos e religiosas e muitos moradores, o representante do Papa foi à comunidade do Parque da Cachoeira e chegou até a lama, Campo Santo de tantas vidas. Naquele momento, ele afirmou que “o território é do povo que nele habita e da natureza que é vida”. Mons. Duffé abençoou a grande sepultura de vidas humanas e o povo rezou pela vida, por suas lutas e dignidade.

O evento na PUC

Mons. Duffé também esteve na PUC Minas, em Belo Horizonte no dia 17 de maio, quando participou do Seminário “A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum”. O evento debateu a missão da Igreja Católica na defesa da Criação e seu necessário posicionamento frente ao modelo econômico extrativista.

O bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Mol; Frei Rodrigo Péret, que integra o Grupo de Trabalho da CNBB sobre Mineração, e Dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Caxias (MA) e presidente do Grupo de Trabalho de Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, também participaram do evento.

Dom Walmor ressalta importância do tema

Abrindo o Seminário, o arcebispo de Belo Horizonte,Dom Walmor Oliveira de Azevedo, recém-eleito Presidente da CNBB, falou também como anfitrião, por ser o Grão-chanceler da Universidade.



Ouça aqui, a reportagem completa:

https://arquidiocesedeuberaba.org.br/wp-content/uploads/Brumadinho-Vatican.mp3

“Este tema é pauta de mais alta importância. Numa sociedade de muitas e importantes pautas, este tema é para nós fundamental. Nós, como Minas Gerais, temos que dar um grande impulso e grande contribuição, à luz dos muitos sofrimentos, especialmente das tragédias de Bento Rodrigues e Brumadinho, mas também de outras dificuldades que se assomam diante de nós. Temos que dar uma nova resposta”.



“ É um tema determinante para nossa sociedade. Ou nós caminhamos num entendimento novo, com novas legislações, com novas posturas, inclusive individuais, no tratamento da Casa Comum e no modo como nós nela nos colocamos, ou então, tenhamos consciência de que nós estamos abrindo a nossa própria sepultura e fazendo cair sobre nós um peso que não vamos aguentar carregar e nos massacrará. ”

Desde domingo, 19 de maio, as comunidades estão sob um novo risco: a talude da mina da Vale em Barão de Cocais pode se romper a qualquer momento, pois a estrutura está se movimentando de quatro a sete centímetros por dia. O tremor gerado pelo colapso da estrutura poderia causar uma reação em cadeia provocando o rompimento da Barragem Superior Sul que está 1,5 km abaixo e em nível máximo de alerta.

“Nossos corações se abram, nossas mentes se iluminem e que nós possamos fazer o mesmo com tantos outros de modo que a sociedade seja uma sociedade mais aberta, conhecedora desta temática e destes enormes desafios, para que possamos, no sonho de Deus, construi-la mais justa, mais fraterna e mais solidária. Deus seja louvado e nos abençoe muito neste caminho e nesta experiência bonita como Igreja, como sociedade, como cidadãos e cidadãs” – concluiu o arcebispo .

Fonte: Vatican News

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede