Em tudo, dai graças!

Em tudo, dai graças!

Em meio a esta situação pandêmica que enfrentamos, uma grande alegria nos atingiu nos últimos dias do mês de maio: Dom Paulo, junto aos conselhos de Formadores e de Presbíteros, aprovou nossa Ordenação Diaconal para o dia 11 de julho, após análise da situação atual e todas as ponderações necessárias sobre este tempo que vivemos. É um dos momentos mais aguardados e importantes de nossa caminhada vocacional.

Após a aprovação, damos início à preparação para a Ordenação, cujo principal passo é a realização do retiro, quando passaremos cinco dias em profunda oração, alimentando-nos da Palavra, da partilha e das reflexões do Padre Manoel Rones que será nosso orientador, nesse período. Durante o retiro, faremos nosso juramento e profissão de fé solene diante de nosso Arcebispo. Todos esses momentos estão sendo preparados seguindo as orientações quanto à aglomeração de pessoas. As irmãs beneditinas irão hospedar-nos em seu Mosteiro, e todos os protocolos de higiene serão respeitados.


Iremos vivenciar o dia 11 de julho, dia da memória de São Bento, com um profundo espírito de oração. De fato, gostaríamos de dividir esse momento com todos, de maneira presencial. Entretanto, as normas sanitárias ainda não permitem aglomerações de pessoas. Por isso, a cerimônia ocorrerá com a presença de nossa família (em número reduzido) e a representatividade do clero de nossa Arquidiocese. A Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento apresentado pelo patrocínio de Maria irá nos acolher em tão significativo momento.

Para o seminarista Alexandre, “viver a expectativa da ordenação diaconal tem sido algo edificante, mesmo diante do cenário pandêmico em que vivemos. Acredito que Deus tem cuidado de cada detalhe deste momento único em nossas vidas. Para mim, é um verdadeiro abandonar-se na graça santificante de Deus. Perante tão grande mistério, só me resta agradecer ao Bom Deus, render graças e louvores pelo dom de minha vocação e ser grato a todos aqueles que sempre rezaram e intercederam por mim durante todo esse caminho vocacional”. Alexandre, como foi dito em edições anteriores, reside hoje na cidade de Santa Juliana, desenvolvendo seus trabalhos pastorais na paróquia de Nossa Senhora das Dores.


Já o seminarista Marcos reflete sobre esta situação da seguinte forma: “A ordenação diaconal para mim é o florescer de um sonho de amor que brota do coração de Deus, alegria de estar mais próximo e íntimo do Senhor, sonho de tantos cristãos que sempre me confiaram a suas orações. Creio que nos tempos difíceis em que vivemos nossa ordenação se constitua como marca da vitalidade da Igreja, que cumpre sua missão de ser sinal divino no mundo, mesmo em tempos de isolamento social e sobriedade. Sendo, assim, um eco para a contemplação da ação do Espírito que, em sua invisibilidade, constitui a Igreja que milita, padece e triunfa na glória do céu”.

Por fim, pedimos ao bom Deus, que um dia nos chamou e que caminha conosco no processo de discernimento vocacional, que este momento seja também de esperança e felicidade para nossa amada arquidiocese de Uberaba. Embora não seja possível ainda que o povo de Deus se faça presente fisicamente, pedimos que nos acompanhe, como o fez até aqui, através das orações, do carinho e da amizade. Para que todos possam participar de algum modo, a Basílica de Sacramento e a Pascom arquidiocesana se preparam para nos auxiliar nas transmissões pelos diversos meios de comunicação. Muito em breve, esperamos vencer esta situação e celebrarmos juntos, em torno do Altar que nos une. Mantemos firmes a esperança!

Seminarista César Lourenço

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

  • YouTube ícone social