Encontro de Secretárias e Secretários Paroquiais

A Cúria Metropolitana promoveu no último dia 29 de novembro, em Uberaba, o Encontro Anual de Secretárias e Secretários Paroquiais. Os temas principais foram as novas sistemáticas para a Catequese e o Matrimônio, a partir do ano que vem.

Mais de 80 secretárias e secretários, representando as 64 paróquias da Arquidiocese, participaram do encontro. Vários padres também marcaram presença.

Os palestrantes foram os padres Fabiano Roberto, que falou da Nova Catequese, e o arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto, que enfatizou a nova dinâmica em preparação para o Casamento. Ainda sobre Matrimônio, falaram também o casal Freud e Solange, da Paróquia Santa Teresinha, e a chanceler do arcebispado Marlene Manzan.

As mudanças começam a vigorar a partir de 2018. No caso da Catequese, as inscrições nas paróquias serão feitas neste começo de dezembro, sendo o dia 03,o dia D. A Iniciação à Vida Cristã terá uma presença bem mais forte da família, a partir do ano que vem.

Já a preparação para o Matrimônio, entre outras coisas, constará de acolhimento aos noivos pelos casais capacitadores. A proposta é de dez encontros de acolhimento e mais um com a participação do sacerdote. Entretanto, o total de encontros dependerá da realidade de cada paróquia. Quanto ao número de formadores, o ideal é de dois a três por paróquia.

Da Redação

0 visualização